Notícias

Zootec 2019: tecnologias que alimentam o mundo

//
Comentário0
/
Categorias,

A capital mundial do zebu irá receber o maior Congresso de Zootecnia do Brasil

Com o tema central: “Tecnologias que alimentam o mundo”, a ABZ (Associação Brasileira de Zootecnistas), a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) promovem, de 13 a 16 de agosto de 2019, em Uberaba (MG), o XXIX Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec 2019).

Em sua 29ª edição, o Zootec promete ser um evento científico, técnico, prático e profissional. São oito categorias disponíveis para inscrição, incluindo categorias especiais para associados da ABCZ e ABZ. Conheça as categorias, os valores e inscreva-se através do site zootec2019.com.br.

O Zootec reúne empresários, profissionais, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação das ciências agrárias empenhados no desenvolvimento de potencialidades no campo do complexo agroindustrial, com enfoque nas cadeias que envolvam produtos e serviços voltados para a produção animal. O evento contará com instituições de alta referência acadêmica e investigadora, com vertentes nos debates das questões de ensino, temáticas científicas e técnicas contemporâneas e políticas profissionais.

Devido à grande contribuição no avanço da educação brasileira e da crescente produção científica na área da pecuária, a Fazu sediará o Zootec pela segunda vez. “O curso de Zootecnia da Fazu é um dos mais tradicionais e respeitados do país. Há mais de 40 anos, a Fazu forma profissionais capacitados que colaboram com o desenvolvimento do agronegócio nacional e internacional. Como prova desta excelência, a faculdade sedia mais uma vez este importante evento”, destaca o diretor acadêmico da Fazu e presidente da Comissão Organizadora do Zootec 2019, Carlos Henrique Cavallari Machado.

De acordo com o presidente da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro, a expectativa é que seja um Zootec de aproximação institucional entre a ABZ e ABCZ. “O propósito é a construção de pautas comuns em benefício dos Zootecnistas, com demonstração clara da competência desse profissional por meio de seu coletivo que estará em Uberaba para socializar conhecimento, inovações e tecnologias aplicadas às cadeias produtivas animais de forma qualificada”.

Novo modelo – Na 29ª edição do Zootec, a ABZ e a Fazu lançam um novo modelo do congresso. Os painéis serão divididos nas grandes áreas de atuação do zootecnista: Melhoramento Genético, Reprodução, Nutrição e Bem-estar Animal. Outra novidade será a maior valorização dos trabalhos científicos inscritos para apresentação durante o evento. Em cada área, os trabalhos, em três espécies distintas mais bem pontuados, serão apresentados oralmente durante cada painel e, portanto, farão parte da programação oficial do Zootec 2019.

“O objetivo é incentivar a pesquisa, promovendo a disseminação de informações atualizadas e a descoberta de novos talentos para a ciência. No mundo contemporâneo, em que a inovação é o centro das discussões, adaptações e articulações, Uberaba será a cidade proponente deste novo formato para o Zootec”, enfatiza Carlos Henrique.

Programação A programação do Zootec 2019 começa na terça-feira (13/08). O credenciamento será feito na parte da manhã e o participante poderá escolher participar à tarde, por adesão, de minicursos práticos, em uma programação especial pré congresso. Cada um dos quatro painéis temáticos será composto por duas palestras técnicas, três apresentações orais dos melhores trabalhos científicos e dois Momentos TechMundo (palestras sobre inovações tecnológicas desenvolvidas por importantes empresas do mercado).

Na quarta-feira (14/08), o Zootec iniciará a programação oficial com a cerimônia de abertura e a palestra “Evolução das Raças Zebuínas: um relato histórico”, na parte da manhã. Já no período da tarde, será apresentado o Painel Nutrição Animal. Na quinta-feira (15/08), acontecerá a XXV Reunião Nacional de Ensino de Zootecnia e, simultaneamente, serão exibidos os painéis Melhoramento Animal e Manejo e Reprodução Animal. Ao final dos dois dias, acadêmicos com trabalhos inscritos poderão apresentar suas pesquisas em pôsteres.

Na sexta-feira (16/08), último dia de evento, serão realizados o Fórum de Coordenadores de Curso de Zootecnia e o painel Bem-estar Animal. Após o almoço, os melhores trabalhos receberão premiações e acontecerá também a já tradicional Reunião da ABZ. Finalizando a programação do Zootec 2019, um jantar de encerramento, por adesão, será proporcionado. A programação completa, com horários, palestras, palestrantes e eventos, pode ser acessada através do site zootec2019.com.br.

Minicursos – Pensando na atualização profissional dos participantes, o Zootec 2019 ofertará, na terça-feira (13/08), das 14h às 17h, diversos minicursos práticos, por R$ 30,00, cada. Os interessados deverão escolher o minicurso desejado no ato da inscrição através do site zootec2019.com.br.

No Parque Fernando Costa (ABCZ) serão ofertados os minicursos: Avaliação Morfológica de Nelore; Avaliação Morfológica de Girolando; Avaliação Morfológica de Gir Leiteiro; Avaliação Morfológica de Gir (Dupla Aptidão); Avaliação Morfológica de Brahman; Avaliação Morfológica de Senepol e Padrão Racial, Morfologia e Aptidão das Raças Zebuínas.

Na Alta Genetics, acontecerá o Workshop Melhoramento Genético de Bovinos. No Campus da Fazu serão ofertados os minicursos: Utilização de Drones na Pecuária; Sistema Intensivo de Suínos criados ao Ar Livre (SISCAL) e Meliponicultura: manejo e utilização de tecnologias para a produção sustentável.

No Campus do IFTM serão ministrados os minicursos: Diagnóstico da Pastagem Degradada a partir de Geotecnologias e Boas Práticas na Produção de Galinhas e Ovos Caipiras.

Olimpíada Brasileira de Zootecnia – O Zootec sediará a fase nacional da 1ª Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ) (OBZ), idealizada pela ABZ. A competição, voltada para a comunidade acadêmica, visa incentivar o crescimento de estudos zootécnicos, permitindo aos participantes aplicarem seus conhecimentos e habilidades em meio a um espírito olímpico. A OBZ será realizada em três etapas: local, estadual e nacional. Para mais informações, acesse o site abz.org.br.

Nas etapas locais e estaduais, os acadêmicos participantes realizarão prova teórica, com duas horas de duração, simultaneamente, em cada instituição de ensino participante. Já na etapa nacional, a ser realizada anualmente no Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), também haverá prova teórica, com o mesmo período de tempo para realização, porém, haverá um diferencial: o desafio de ideias. O tema deste desafio será divulgado apenas na hora da sua realização.

Nesta primeira edição, a etapa nacional ocorrerá nos dias 14 e 15 de agosto, durante o Zootec 2019, em Uberaba (MG). Nesta primeira fase será aplicada uma prova individual com duração de duas horas. Já a etapa em grupo terá 24 horas de duração, contadas a partir da divulgação do tema do desafio aos grupos.

As premiações ocorrerão no dia 16 de agosto, no período da tarde. Todos os participantes das fases da OBZ receberão certificados de participação. O primeiro lugar da categoria individual será premiado com um celular e isenção da anuidade da ABZ por um ano. Já o primeiro lugar da categoria coletivo ganhará um computador, além, também, da isenção da anuidade da associação por um ano.

Concurso e premiações – Com o objetivo de reconhecer e divulgar importantes personalidades da zootecnia nacional, o Zootec contará com importantes premiações. O Prêmio José Francisco Sanchotene Felice de “Zootecnista do Ano”, o Prêmio Ambires Cecílio Machado Riella de “Zootecnista Educador”, o Prêmio Mário Hamilton Vilela de “Coordenador do Ano” e o Prêmio “Estudante DEZ”.

O Zootec também premiará o vencedor do concurso de fotografia ‘Outro Olhar Zootécnico de Fotografia’, que é uma iniciativa da ABZ. O objetivo é valorizar momentos que envolvem os trabalhos de estudantes e zootecnistas com animais.

Nesta primeira edição, a premiação tem como tema ‘Zootecnologia: Inovando a Produção Animal’. Cada participante, zootecnista ou acadêmico, poderá submeter até duas fotos ao concurso. O período de inscrição vai até 23 de junho. A divulgação do resultado ocorrerá em 15 de julho e a premiação será realizada no Zootec, em Uberaba.

Para conferir todas as regras de participação e passo a passo de como submeter suas fotografias, acesse o edital através do site bit.ly/ConcursoFotografiaABZ.

Parceiros – O Zootec é um evento da ABZ e a 29ª edição será realizada pela Fazu, ABCZ e Sebrae, com o apoio organizacional do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O evento conta com o patrocínio da Girolando, Senepol, Alta Genetics, Evonik, Premix e Biovalens. O Zootec 2019 conta também com o apoio da Gir Leiteiro, Brahman, Epamig, SRU, Certrim, ICC Brasil, Agroceres PIC, FAI e Prefeitura Municipal de Uberaba.

 

Deixe uma resposta