fbpx

Notícias

Zootec 2019 é realizado em novo formato e atrai zootecnistas de todo o país

//
Comentário0
/
Categorias,

O 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia foi realizado em Uberaba (MG) entre 13 e 16 de agosto e reuniu mais de 1300 pessoas

Depois de 16 anos, Uberaba (MG) teve o privilégio de receber, pela segunda vez, o Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec 2019), onde reuniu mais de 1300 zootecnistas de todo o país e do exterior. O 29º Zootec foi realizado entre 13 e 16 de agosto, no Parque Fernando Costa, na capital mundial do Zebu.

Desenvolvido em novo formato, o Zootec 2019 foi palco principal das discussões consideradas importantes para a zootecnia brasileira, aliadas à temática central do evento: “Tecnologias que alimentam o mundo”, valorizando e dando espaço às apresentações de trabalhos acadêmicos da graduação e pós-graduação de diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil.

Nos quatro dias de evento, foram realizadas palestras, painéis, visitas técnicas, minicursos, apresentações de trabalhos científicos e pôsteres acadêmicos e reuniões, com o objetivo de promover o profissional de Zoootecnia, os serviços, a produção e as tecnologias zootécnicas.

Para o presidente do Zootec 2019, Carlos Henrique Cavallari Machado, a edição deste ano superou as expectativas e atingiu o objetivo proposto pelo novo modelo de congresso. “O Zootec 2019, sem dúvida, superou as expectativas e foi muito bem trabalhado. Nossa equipe foi muito bem cuidadosa na escolha dos profissionais. Foram 1331 congressistas, mais de 1.100 trabalhos apresentados, então cumprimos a proposta de ter o lado científico e acadêmico em um ambiente único. Por fim, agradeço toda nossa equipe e desejo boa sorte à Manaus que vai receber a Zootec em 2020”, enfatiza.

A 29ª edição Zootec foi realizada pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), a ABZ (Associação Brasileira de Zootecnistas), a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com o apoio organizacional do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Durante a cerimônia de encerramento, a ABZ anunciou os locais das duas próximas edições da Zootec. Em 2020, o evento será realizado em Manaus (AM). Já em 2021, o maior Congresso Brasileiro de Zootecnia volta à Minas Gerais, onde será realizado na cidade de Viçosa.

Minicursos – Com o objetivo de capacitar e atualizar os participantes do 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec 2019), a comissão organizadora desta edição promoveu minicursos simultâneos, no primeiro dia do evento (13), capacitando mais de 500 profissionais da Zootecnia. Ao todo, 15 minicursos foram promovidos no Parque Fernando Costa, Alta Genetics, Fazu e IFTM.

Homenagens – No primeiro dia oficial do evento (14), a ABZ premiou profissionais da Zootecnia em diversas categorias. Foram premiados Luiz Alexandre Filho, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Verônica Oliveira Vianna, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); e Safira Valença Bispo, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o acadêmico Allison Queiroz de Oliveira, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Luiz Alexandre recebeu a honraria de Zootecnista do Ano, através do Prêmio do Professor José Francisco Sanchotene Felice. Já Verônica, teve seu nome escolhido para o Prêmio Professor Ambires Cecílio Machado Riella, “Zootecnista Educador”. Safira foi condecorada com o Prêmio Mário Hamilton Vilela, “Coordenador do Ano”. E Allison foi escolhido para receber o Prêmio Destaque Estudantil em Zootecnia “Estudante 10”.

Já CRMV-MG premiou na categoria “Destaques da Zootecnia 2019” os zootecnistas: André Rabelo Fernandes; Christian Milani Resende; Henrique Torres Ventura; José Geraldo Borges Celani; Limírio Cézar Bizinotto; Paulo Fortes de Andrade; Samuel Guiné De Mello Carvalho e Sérgio Luiz Faina. No “Destaque Nacional”, recebeu a honraria o zootecnista Luiz Antônio Josahkian.

Painéis – O Zootec 2019 foi dividido em quatro painéis, a fim de abordar amplamente as áreas de atuação do zootecnista: Melhoramento Genético, Reprodução, Nutrição e Bem-Estar Animal. Cada painel contou com palestras de especialistas e profissionais de cada área, apresentação de trabalhos acadêmicos (plenárias) e ainda o Momento TechMundo, com palestras de representantes das empresas parceiras do Zootec 2019, com temas relacionados aos discutidos em cada um dos painéis.

Momento TechMundo – O Zootec 2019 recebeu parcerias de diversas empresas e instituições, que participaram ativamente das atividades dentro de cada painel, durante o “Momento TechMundo”. O Painel Nutrição Animal contou com o Momento TechMundo da empresa Evonik e da empesa Premix. Já o Painel Melhoramento Animal, os Momentos TechMundo ficaram por conta da ABCB Senepol e da Girolando. Ainda na quinta-feira, o Painel Manejo e Reprodução Animal teve o Momento TechMundo do Grupo Vittia e da Alta Brasil. Por fim, o último Painel Bem-Estar Animal, recebeu o Momento Tech Mundo Mapa, Danone e Fai do Brasil.

Palestras -Ao todo, oito palestras foram realizadas no Zootec 2019. Esp. Adilson de Paula Almeida Aguiar (Fazu) e Dra. Melina Bonato (ICC Brazil), no Painel Nutrição Animal; Luís Antônio Josahkian (Fazu/ABCZ) e Dra. Natalia Irano (Agroceres PIC), no Painel Melhoramento Animal; Dr. André Penido (Epamig) e Dra. Anita Schmidek (Apta Colina/SP), no Painel Manejo e Reprodução Animal; Mateus Paranhos da Costa (FCAV/Unesp) e Dr. Iran J. Oliveira da Silva (ESALQ/USP), no Painel Bem-Estar Animal.

Plenárias – Mais de 1.100 trabalhos científicos de alunos de graduação e pós-graduação, de todo país, foram aprovados no 29º Congresso Brasileiro de Zootec (Zootec2019). Os trabalhos foram submetidos nas áreas de atuação do zootecnista: Melhoramento Genético, Reprodução, Nutrição e Bem-Estar Animal.  Em cada área, os trabalhos, em três espécies distintas mais bem pontuados, foram apresentados oralmente durante cada painel e fizeram parte da programação oficial do Congresso.

Premiações -Com o objetivo de incentivar a pesquisa, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promoveu, no encerramento do 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec 2019), a premiação dos melhores trabalhos nas categorias pôster e apresentação oral. Ao todo, 18 estudantes da graduação e pós graduação foram premiados nas categorias Agronegócio, Bem-estar Animal, Ciência e Tecnologia de produtos de origem animal, Ensino e Extensão, Forragicultura, Manejo e Produção Animal, Melhoramento Animal, Nutrição Animal e Reprodução Animal.

Os primeiros lugares de cada categoria receberam, do representante da Rede POC (Programa de Olimpíadas de Conhecimento), Jaílson Alves, uma credencial para um dos maiores fóruns científicos do mundo, o “London International Youth Science Forum – Liysf 2020”, em Londres, na Inglaterra.

Olimpíada Brasileira de Zootecnia – A ABZ (Associação Brasileira do Zootecnistas) promoveu durante a solenidade de encerramento do Congresso Brasileiro de Zootec (Zootec 2019), a premiação da Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ). Realizaram a entrega das honrarias, o presidente da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro, e a presidente do Comitê Organizador da Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ), professora Rosemary Laís Galati.

A Olimpíada Brasileira de Zootecnia, idealizada pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), foi realizada por meio de competição nas modalidades individual e equipe, em três fases de avaliação, sendo elas: local, estadual e nacional, voltada para a comunidade acadêmica, visando incentivar os estudos zootécnicos, permitindo aos participantes aplicarem seus conhecimentos e habilidades em meio a um espírito olímpico.

Daniela Miranda/Barbara Lemes
Assessoria de Imprensa – Zootec 2019
(34) 9 9689-1571 | (34) 9 9209-2173 – WhatsApp Especial Zootec

Fotos: Paulo Lúcio

Deixe uma resposta