fbpx

Notícias

Zootec 2019 apresentou painéis de melhoramento animal e manejo e reprodução animal nesta quinta

//
Comentário0
/
Categorias,

A programação do 29º Congresso de Zootecnia do Brasil (Zootec 2019) seguiu nesta quinta-feira abordando as seguintes temáticas: melhoramento genético bovino, biotecnologias aplicadas à reprodução e o manejo gentil de potros. O Zootec começou na última terça (13) e segue até sexta (16). A programação completa pode ser conferida através do site zootec2019.com.br.

O painel de Melhoramento Animal recebeu o MsC. Luís Antônio Josahkian com a palestra “Seleção em gado de corte: um ponto de equilíbrio”. Josahkian é superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e jurado efetivo das raças zebuínas. Já a Dra. Juliana Cristina Rego Ribas apresentou a palestra intitulada “O que a genética reserva para o futuro da suinocultura?”.

As plenárias, que são apresentadas pelos acadêmicos de Zootecnia, com os melhores trabalhos inscritos no Zootec, teve início no Painel de Melhoramento Animal com a palestra “Habilidade de permanência no rebanho em partos consecutivos em bovinos hereford e braford”, de Gabriele de Souza Silva Fernandes. Seguindo as plenárias, o Ricardo Dutra do Bem abordou o tema: “Endoparasitoses e a padronização racial de ovinos Santa Inês”. Também houve a plenária intitulada “Efeito da triploidização com diferentes temperaturas sobre a sobrevivência e desempenho do tambaqui na fase larval”, com José Fernando Bibiano Melo.

No Momento TechMundo, a ABCB Senepol abordou sobre a genômica impulsionando o melhoramento genético, com o Marco Milanesi. Já o Momento TechMundo Girolando explicou sobre “Projeto Genoma: os avanços genéticos da Raça Girolando”, com o Dr. Marcos Vinicius Barbosa da Silva, da Embrapa Gado de Leite.

Após o horário de almoço, o painel de Manejo e Reprodução Animal recebeu o Dr. André Penido, da Epamig, que ministrou palestra sobre “Impacto das biotecnologias aplicadas à reprodução e sua relação com a produtividade de bovinos”. Já a Dra. Anita Schmidek, de Apta Colina/SP, abordou o tema: “Manejo gentil de potros: reflexos no dia a dia da fazenda e no desempenho dos equinos”.

“O nosso encontro foi sobre o manejo dos cavalos, voltado mais para o dia a dia da fazenda desde o manejo com potros até a vida adulta deles, com o objetivo de melhorar a vida dos cavalos, fazendo com que eles sejam melhores atendidos e tenham uma melhor relação entre humanos e equinos. O intuito da conversa hoje foi despertar a ideia da importância desse cuidado com os cavalos”, destaca a Dra Anita Schmidek.

O Momento TechMundo Grupo Vittia apresentou as “Ferramentas para o manejo de percevejo castanho e cigarrinhas das pastagens”, com Éderson Santos, Gerente de Mercado do Grupo Vittia. O segundo Momento TechMundo do painel de Manejo e Reprodução Animal será com a empresa Alta Brasil, que abordará sobre o “Teste de fertilidade de touros a campo: aprendizados e descobertas”, com Luiz Alfredo Garcia Deragon.

As plenárias do painel de Manejo e Reprodução Animal foram iniciadas com Rodrigo Cruz de Freitas Lima, abordando sobre a “Produção de radicais livres em sêmen criopreservado de bovinos zebuínos e taurinos”.

Marco Antônio Kasper abordou sobre a “Influência da idade da ovelha e do tipo de parto sobre características ao nascimento de cordeiros”. Por fim, a Nayra de Paula Montijo de Oliveira Barbosa explicou sobre “Comparação da viabilidade espermática entre reprodutores suínos de linhagens distintas durante 96 horas de refrigeração”.

Das 17h às 20h, acadêmicos de graduação e pós-graduação de todo país apresentaram pôsteres.

Daniela Miranda/Barbara Lemes
Assessoria de Imprensa – Zootec 2019
(34) 9 9689-1571 | (34) 9 9209-2173 – WhatsApp Especial Zootec

Fotos: Paulo Lúcio

Deixe uma resposta