fbpx

Notícias

Último dia: inscrições para PNAT 2020 terminam nesta sexta-feira (3)

//
Comentário0
/
Categorias

Termina nesta sexta-feira (3) o prazo de inscrição para a edição 2020 do PNAT – Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens, uma de ações de mais sucesso do portfólio da ABCZ. A expectativa é que, este ano – mesmo com menos duas faixas etárias participando – a entidade receba o mesmo número de inscritos de 2019.

“A cada ano, o PNAT ocupa maior espaço no melhoramento genético das raças zebuínas e, por isso, atrai cada vez mais criadores. Só para se ter uma ideia, em 2018, foram 115 animais participantes. No ano passado, houve crescimento de mais de 50% no volume de inscrições, com participação das raças Brahman, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã. E, esta ano, a ACGB está empenhada junto à ABCZ para que a Raça Guzerá participe pela primeira vez do TDEA”, detalha Lauro Fraga, gerente de melhoramento genético da ABCZ, responsável pelo programa.

Os animais aptos a serem inscritos no TDEA PNAT foram selecionados com base na avaliação genética 2019/2, publicada em agosto de 2019, e estarão aptos a participarem os que atenderem aos critérios gerais a seguir:  – DECA iABCZ igual a 1;  – DECA menor ou igual a 5 para pelo menos uma característica dentro de cada agrupamento: crescimento, maternais e reprodutivas; – pai com DECA iABCZ menor ou igual a 2 e não ter pendência junto ao SRGRZ.

Os animais candidatos serão obrigatoriamente avaliados previamente em suas propriedades de origem por técnicos credenciados da ABCZ. Com a aprovação dos animais, os técnicos da ABCZ devem enviar a relação dos inscritos para os e-mails: lauro@abcz.org.br , edson.filho@abcz.org.br , rafael.oliveira@abcz.org.br ou pmgz@abcz.org.br .

Reforçando que as inscrições terminam hoje (3) e cada criador pode inscrever até 5 animais, sendo que, após o encerramento das inscrições, em havendo vagas remanescentes, os criadores com animais já inscritos poderão inscrever mais animais. O valor da taxa é de R$2.500,00.

O regulamento completo está disponível em http://www.abcz.org.br/abczUploads/Arquivos/3501.pdf. Entre as novidades da edição 2020 está que os animais serão agrupados em duas classes de idade: de 18 a 21 meses e de mais de 21 a 24 meses e 0 (zero) dias, tendo como referência a data base de 15 de agosto de 2020, sendo necessário a formação de grupo contemporâneo com quatro animais. Além disso, foi aprimorado o índice PNAT, usado na classificação para identificar os animais superiores dentro das classes etárias no teste. Ao índice foi acrescentada a avaliação de tipo EPMURAS, que será realizada na pesagem final.

PNAT. Este ano, o PNAT comemorou uma marca histórica: 100 mil doses de sêmen distribuídas gratuitamente. O material genético, coletado dos reprodutores classificados no programa, tem contribuído para o avanço do rebanho zebuíno PO nacional. Ao todo, 671 rebanhos colaboradores nas cinco regiões do Brasil receberam o material genético. Vale destacar que, de acordo com os dados do PNAT, 2019 foi o ano com o maior volume de doses coletadas: 15200. Deste volume, restam poucas doses de alguns touros Brahman, Nelore e Sindi para distribuição.

Fonte: Faeza Rezende – Imprensa ABCZ

Deixe uma resposta