Fazu News

Saiba o que acontece na Fazu

TDEA PNAT 2020: Uberaba começou a receber animais inscritos

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias

A Fazenda Escola da Fazu em Uberaba (MG) começou a receber, na tarde de ontem (22), animais que irão participar do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), edição 2020.  Entre os primeiros a desembarcarem no local estão animais das raças Nelore e Nelore Mocho que vieram de Guaratinguetá (SP) e Delta (MG).

Seguindo o calendário do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar, a recepção dos animais segue até o dia 05 de maio, no período das 7h30 até às 17h30 horas. Assim como nos anos anteriores, a prova acontecerá entre os meses de maio e agosto na Fazenda Escola da Fazu, tendo o acompanhamento nutricional supervisionado por professores da entidade.

Entre as novidades da edição 2020 está que os animais serão agrupados em duas classes de idade: de 18 a 21 meses e de mais de 21 a 24 meses e 0 (zero) dias, tendo como referência a data base de 15 de agosto de 2020, sendo necessário a formação de grupo contemporâneo com quatro animais. Além disso, foi aprimorado o índice PNAT, usado na classificação para identificar os animais superiores dentro das classes etárias no teste. Ao índice foi acrescentada a avaliação de tipo EPMURAS, que será realizada na pesagem final.

Os animais classificados no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar participarão da ExpoGenética 2020, onde serão submetidos a análise e aprovação de criadores participantes do PMGZ, técnicos da área de ciências agrárias e técnicos da ABCZ. Os criadores participantes do TDEA, também terão a oportunidade de ofertar os animais na 3ª edição do Leilão Touros PNAT, que será realizado no dia 21 de agosto a partir das 13h no Pavilhão Multiuso, no Parque Fernando Costa e com transmissão pelo Canal Rural.

Fonte: Thais Cristina Ferreira | Imprensa ABCZ

Deixe uma resposta