fbpx

Notícias

Sob nova direção, especialista em bem-estar animal assume coordenação do Curso de Zootecnia da Fazu 

//
Comentário0
/
Categorias,

A professora Dra. Lívia Carolina Magalhães Silva, a partir deste semestre, é a nova coordenadora do Curso de Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). Seu trabalho nos próximos anos será voltado para a cooperação no ensino de qualidade ofertado pela faculdade, a apresentação de inovações metodológicas de pesquisa e a intensificação do empreendedorismo.

Lívia Carolina Magalhães é zootecnista pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (FCAV-Unesp), em 2007. Com a apresentação do trabalho “Mais carinho no manejo de bezerros leiteiros: uma experiência bem-sucedida” recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado no Congresso Internacional de Bem-Estar Animal, promovido pelo World Society for the Protection of Animals (WSPA), em (2006), ainda na graduação.

A professora é mestre em Genética e Melhoramento Animal pela FCAV/Unesp e pela SLU (Skara, Suécia), onde investigou sobre parâmetros genéticos na mortalidade de bezerros da raça Nelore e comportamento de bovinos de corte em ambientes heterogêneos, em 2010. Lívia é doutora em Zootecnia pela FCAV/Unesp e pelo IRTA (Catalunya, Espanha) com elaboração de estudos na área de produção, comportamento e bem-estar de bovinos leiteiros, em 2015. Conquistou o título de pós-doutorado em Zootecnia pela FCAV/Unesp desenvolvendo o projeto intitulado “Temperamento de bovinos da raça Girolando: métodos e técnicas de avaliação e relações com desempenho e eficiência e qualidade do manejo”, em 2017.

Além de atuar na coordenação da Zootecnia, Lívia é a professora responsável pelas disciplinas de Biometereologia e Bem-Estar Animal e de Introdução a Zootecnia. É também consultora em Bem-Estar Animal pela empresa BEA Consultoria e Treinamento na Produção Animal e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (ETCO), da FCAV/Unesp, Campus de Jaboticabal (SP), sob orientação do Prof. Mateus Paranhos da Costa.

De acordo com Lívia, a oportunidade de assumir a coordenação é uma grande realização profissional. “Sou zootecnista, apaixonada pela profissão que escolhi. Me sinto extremamente realizada em cooperar com a Zootecnia da Fazu. Espero contribuir com inovações metodológicas de pesquisa, as quais obtive durante toda a minha pós-graduação no Brasil e no exterior, e de trazer para os alunos o sentimento de empreendedorismo, já que atuo há alguns anos no mercado como consultora em bem-estar animal. Será um novo desafio na minha carreira acadêmica e de extensionista e tenho certeza que a junção dessas frentes somadas a todo o projeto da Fazu já em andamento durante todos estes anos irá alavancar ainda mais a Zootecnia no Brasil”, destaca a professora.

As expectativas da professora são positivas. “Temos uma excelente equipe de direção e de coordenação, além do quadro de professores sempre engajados e comprometidos em oferecer os melhores conteúdos de ensino aos alunos. O grande papel da minha gestão é unir essas forças e promover as melhores condições de ensino, pesquisa e extensão para os docentes e para os nossos alunos. Acredito que esta é a melhor forma de tornar o nosso curso de Zootecnia ainda mais reconhecido, no Brasil e nos demais países”, completa Lívia.

A professora ainda enfatiza a satisfação em contribuir com a produção animal e de alimentos destinados ao agronegócio. “É fascinante e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade de tornar esse mercado mais justo, ético, rentável e sustentável”.

Deixe uma resposta