fbpx

Notícias

Setor de Suinocultura da Fazu recebe acadêmicos da Zootecnia do IFTM Campus Uberaba

//
Comentário0
/
Categorias,

O Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre (SISCAL) da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), localizado no interior da Fazenda Escola, recebeu hoje (31), acadêmicos do 8º período de Zootecnia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM Campus Uberaba), sob orientação da professora Eliana Aparecida Rodrigues.

O objetivo da aula foi apresentar o sistema que preconiza a criação de suínos em ambientes abertos em piquetes de forrageiras formadas ou em áreas arborizadas, em cabanas ou abrigos, nas fases de reprodução, gestação, lactação e recria. Criados soltos, os leitões são, depois, vendidos para que sejam terminados em confinamento.

Os animais criados em sistema ao ar livre recebem manejo produtivo, reprodutivo e alimentar semelhantes aos dos animais criados em sistema tradicional confinado. Este sistema devolve ao animal as condições ambientais mais próprias de seu habitat, que refletem positivamente na produtividade.

A técnica tem como objetivo proporcionar melhorias nos parâmetros produtivos e reprodutivos de fêmeas suínas e de suas leitegadas, promovendo um baixo custo de implantação, maior viabilidade econômica, melhoria no bem-estar dos animais.

Deixe uma resposta