fbpx

Notícias

Setor de Apicultura e Meliponicultura da Fazu recebe Projeto Integrador e desenvolve práticas

//
Comentário0
/

Acadêmicos do Projeto Integrador, do 5º período da Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), diurno e noturno, desenvolvem projetos no Setor de Apicultura e Meliponicultura. Os alunos vivenciam atividades apícolas na prática, como as revisões das colmeias, com acompanhamento da postura da abelha rainha e da estocagem de alimento, alimentação das colmeias, coleta de própolis e pólen para análises bromatológicas, manutenção dos equipamentos e remoção de enxames. O setor é de responsabilidade da professora Renata Barbieri Trevisan.

Segundo informações da professora, a última atividade envolveu a remoção de um enxame de abelhas Apis mellifera no campus da Fazu, que aconteceu na última terça-feira (20/03). O enxame foi removido de um cocho na Fazenda Escola, próximo ao galpão de máquinas.

“Para o trabalho com abelhas Apis mellifera é imprescindível o uso de indumentárias e equipamentos de manejo e proteção em toda manipulação. Com isso, há a diminuição do comportamento defensivo das abelhas, facilitando o trabalho do apicultor. Para a remoção do enxame instalado, foram coletados os favos de cria e passado o máximo de abelhas para uma caixa própria de criação. Os favos foram recortados e colocados, cuidadosamente, nos quadros, presos com ajuda de elásticos para fixação e acomodados dentro da caixa ninho. Após a coleta, a caixa foi fechada e deixada para acomodação e aceitação das abelhas. O próximo passo será levá-la até o nosso apiário”, conta Renata.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 85% das plantas com flores das matas e florestas e 70% das culturas agrícolas, dependem dos polinizadores. “Sem dúvida, os alunos do curso de Zootecnia devem ter a Apicultura como uma atividade com elevado potencial de produção e de geração de renda, além de contribuir com a preservação do ambiente e de ecossistemas por ser uma atividade sustentável”, finaliza.

Deixe uma resposta