fbpx

Notícias

Respeito ao bem-estar físico e mental dos animais é tema de painel do Zootec

//
Comentário0
/
Categorias,

O 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec 2019) chega ao seu quarto e último dia hoje (16), com o painel Bem-Estar Animal. O bem-estar animal é um dos principais tópicos de interesse na produção animal moderna. Todos os anos, cerca de 70 bilhões de animais em todo o mundo são criados para fornecer carne, leite, ovos e outros produtos para consumo humano. O Zootec 2019 recebeu mais de 1.300 pessoas de todos estados do país e exterior.

Intitulada “O bem-estar e a sustentabilidade na produção de bovinos: explorando as possibilidades de uma abordagem integrativa”, a palestra com o Dr. Mateus Paranhos da Costa, da FCAV/Unesp, que abordou a importância da preocupação que as pessoas têm em tratar bem os animais, diante das responsabilidades em dar a eles boa qualidade de vida.

“A ideia aqui foi trazer e mostrar que é importante trabalhar em conjunto, associando esses fatores e como a promoção do bem-estar animal pode contribuir com tudo isso, atingindo questões sociais, melhorar qualidade de vida das pessoas, melhorar o agronegócio e melhorar a produtividade da pecuária”, destaca Paranhos.

Já o Dr. Iran J. Oliveira da Silva, da ESALQ/USP, apresentou palestra intitulada “A Avicultura de postura – Avanços no Bem-estar Animal. Para onde iremos?”

As plenárias do painel de Bem-Estar contaram com os seguintes temas: o monitoramento eletrônico do comportamento de novilhas de corte mantidas em sistema de ILPF, com a Andréa do Nascimento Barreto, da UFPA; enriquecimento ambiental melhora o desempenho e minimiza o estresse da desmama em cordeiros, com a Catiucia Oliveira Miranda, da APTA/SAA; expressão de proteínas do sistema antioxidante em abelhas Apis mellifera nutrizes expostas a associação do inseticida fipronil e fungicida piraclostrobina, com o Rodrigo Zaluski, da UFMS.

O painel de Bem-Estar apresentou três importantes instituições no Momento TechMundo. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Bem-estar Animal (Mapa), com a palestrante Dra. Mirela Eidt – Fiscal Federal Agropecuário, Brasília (DF). Já a Danone, abordou as Aplicações dos conceitos de bem-estar aliados à sustentabilidade nas diretrizes da empresa, com a palestrante Luisa Silveira. Por fim, a Fai do Brasil, abordou soluções sustentáveis na piscicultura, com o palestrante Murilo Quintiliano.

Daniela Miranda/Barbara Lemes
Assessoria de Imprensa – Zootec 2019
(34) 9 9689-1571 | (34) 9 9209-2173 – WhatsApp Especial Zootec

Fotos: Paulo Lúcio

Deixe uma resposta