fbpx

Programa de Estágio Fazu

Os alunos da Fazu precisam realizar o Estágio Obrigatório para complementar sua formação, validando na prática os aprendizados adquiridos em sala de aula, supervisionados pelo corpo acadêmico da faculdade e pelas empresas parceiras.

Além do exercício acima, os estudantes também podem fazer o chamado Estágio Não-Obrigatório, uma atuação extracurricular e pré-profissional que os moldam para o mercado de trabalho.

Confira abaixo os regulamentos referentes a cada um dos programas de estágio disponíveis.

Estágio Obrigatório

Estágio Não-Obrigatório

O Estágio Obrigatório consiste em uma estratégia de profissionalização que complementa o processo ensino-aprendizagem. No período do estágio, o aluno será preparado para ingressar no mercado de trabalho, por meio do desenvolvimento de ações inter-relacionáveis que compõem a formação acadêmica e a atividade prática-profissional.

O aluno dos cursos de Agronomia e Zootecnia poderão solicitar o estágio obrigatório a partir do 6° período e deverão cumprir a carga horária mínima de 180h até a conclusão do curso. O aluno deverá procurar a Secretaria Geral e iniciar o processo de solicitação do estágio:

1) O aluno deverá preencher a Ficha de Inscrição de Estágio Obrigatório, que está disponível aqui e também pode ser retirado na Secretaria Geral.
2) O aluno poderá optar por cumprir toda a carga horária (180h) ou distribuí-las ao longo do semestre.
3) Encontra-se disponível na Secretaria Geral a relação de empresas cadastradas no programa de Estágios da Fazu.
4) O aluno deverá escolher uma empresa para a realização do estágio.
Caso a mesma não esteja cadastrada junto à Fazu, o aluno deverá retirar o formulário próprio na Secretaria Geral ou clicar aqui e fazer o download da Ficha para Cadastro de Empresa.
Este formulário deverá ser preenchido e devidamente assinado.
5) O aluno deverá respeitar os prazos estabelecidos pela Secretaria Geral para reuniões semestrais, bem como para o início do Estágio Obrigatório e entrega do Relatório Final.

As atividades de estágio serão obrigatoriamente acompanhadas e avaliadas pelo orientador de estágio e pelo supervisor da empresa concessionária do campo de estágio.
O aluno que realizar estágio obrigatório deverá apresentar um Relatório de Estágio elaborado segundo as normas específicas.
O Relatório deverá ser entregue de acordo com a regra institucional, no final da carga horária referente ao estágio.
Neste Relatório, o aluno deverá descrever todas as atividades realizadas durante o estágio.
Após a sua entrega, o professor orientador fará as devidas correções e atribuirá a nota final.

Clique aqui para fazer o download do modelo do Relatório de Estágio Obrigatório.

Ao optar por realizar o Estágio Não-Obrigatório, o aluno buscará o seu aperfeiçoamento profissional, uma vez que esta atividade proporciona ao aluno uma base mais concreta às matérias vistas em sala de aula e até mesmo preparando-o para o mercado de trabalho.

É importante ressaltar que as horas de estágio não-obrigatório não serão contabilizadas para o estágio exigido pela Fazu (Estágio Obrigatório), porém o aluno poderá aproveitá-las como atividades complementares.

Os alunos interessados poderão realizar estágios não-obrigatórios a partir do 1° período e será de sua total responsabilidade firmar o acordo com a empresa, bem como os demais procedimentos necessários (seguro de vida, remuneração, etc).

Caso necessário, os alunos poderão consultar as empresas parceiras da Fazu para eventuais vagas de estágio não-obrigatório, em pasta localizada na Secretaria Geral.