fbpx

Notícias

Professora e aluna da Fazu realizam pesquisa e treinamento em genômica e bioinformática na Embrapa

//
Comentário0
/

A professora da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), MSc. Camila de Moraes Raymundo, e a acadêmica do 9º período do curso de Zootecnia, Mariana D’ Ângelo Moreno, realizam pesquisa de estudos de genômica ampla (GWAS) para identificação de genes candidatos para caracteres reprodutivos de touros da raça Gir Leiteiro participantes da Pré-seleção de Touros para o Teste de Progênie da raça.

O pré-teste integra o programa de melhoramento genético da raça Gir Leiteiro e é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e Embrapa Gado de Leite na Fazenda Escola da Fazu há 10 anos. Em decorrência do trabalho, a professora Camila e a aluna Mariana foram convidadas para um treinamento em análise genômica e bioinformática na Embrapa Gado de Leite em Juiz de Fora (MG).

Na última semana, professora e aluna foram recebidas e treinadas pelos professores Dr. Marcos Vinicius Gualberto Barbosa da Silva e Dr. João Cláudio do Carmo Panetto. Camila e Mariana tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Genética Molecular e os procedimentos realizados desde a extração de DNA até a obtenção dos genótipos. Além disso, ainda participaram junto ao Dr. Marcos do evento mundial Pint of Science, onde o pesquisador abordou o tema transgênicos, e da Exposição Ranqueada Girolando, em Guarani (MG), onde o Dr. Marcos palestrou sobre a utilização da genômica como ferramenta de seleção em rebanhos Girolando.

“Foi uma semana intensa de muito conhecimento, estudos e trabalho. Agradeço imensamente o Dr. Panetto e o Dr. Marcos pela recepção calorosa e ensinamentos. Agradeço também aos estagiários Luiz e Fernando pela companhia e instruções na área de bioinformática, e a Daniele, do Laboratório. Fiquei muito feliz em poder compartilhar esse momento com a minha aluna e orientada Mariana, e agradeço a ela por abraçar este projeto comigo”, destaca a professora Camila Raymundo.

 

 

 

Deixe uma resposta