fbpx

Notícias

Professor orienta projetos de fazendas de pecuária de corte nos estados de Goiás e do Tocantins

//
Comentário0
/
Categorias

Seguindo sua agenda de visitas em propriedades em que presta consultoria técnica e econômica, o professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, trabalhou entre os dias 05 e 09 de fevereiro em fazendas de pecuária de corte nos estados de Goiás e do Tocantins.

Fazendas Grande e Cumprida

No dia 05 de fevereiro o trabalho foi nas Fazendas Grande e Cumprida, no município de Acreúna, Goiás. O trabalho nestas fazendas teve o objetivo de dar sequência às atividades que tiveram início em 06 de junho de 2018 quando o professor Adilson produziu o inventário de recursos e a emissão do diagnóstico, procedimentos padrões dos serviços prestados pelo professor e pelas empresas parceiras da CONSUPEC, empresa de consultoria particular do professor Adilson, quando iniciam um novo projeto.

De acordo com o professor, a área total é de 950 ha dos quais 700 ha são úteis e explorados assim: 420 ha com cultivo próprio de cana para usina da região e 280 ha de pastagens. O principal objetivo da contratação do professor Adilson é a elaboração e a orientação de um projeto para a intensificação da recria de animais de corte em pasto no período chuvoso e a terminação em um confinamento com capacidade para 7.500 animais estáticos.

Já entre os dias 06 e 07 de fevereiro o professor Adilson Aguiar trabalhou na região sudoeste do estado do Tocantins, no município de Sandolândia, nas Fazendas Bela Vista e Campos Belos. O trabalho nestas propriedades teve o objetivo de dar continuidade às atividades que tiveram início nos dias 01 a 03 de março de 2018 quando o professor elaborou o inventário de recursos e a emissão do diagnóstico.

Segundo informações do professor Adilson, a área das Fazendas Bela Vista e Campos Belos é de 3.315 hectares, dos quais 1.712 ha são úteis e explorados com pastagens. No dia da visita do professor Adilson o rebanho totalizava 2.200 animais de recria. Adilson foi contratado para orientar e acompanhar um projeto de intensificação da produção de carne em pastagens na fase de recria e terminar os animais no confinamento para 7.500 animais estáticos na propriedade do mesmo proprietário que fica no município de Acreuna (GO). Estas fazendas são de propriedade da família de Elpidio Rodrigues, quem realiza toda a gestão das mesmas.

Agropecuária Topgen WV

Já nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro o professor Adilson Aguiar trabalhou pela primeira vez, em 2019, no projeto da Agropecuária Topgen WV, na região norte do estado de Goiás, no município de Bonópolis.

“A Fazenda Topgen pertence à Agropecuária Topgen e possui uma área de 3.770 hectares dos quais 1.581 ha são para preservação ambiental e os restantes 2.189 ha são produtivos. Nesta safra 2018/2019, 1.149 ha estão cultivados com lavoura de soja, 140 ha com sorgo forrageiro para a produção de silagem e 900 ha com pastagens perenizadas. Nos 1.149 ha agora cultivados com soja está programado ainda em fevereiro a semeadura de 400 ha com sorgo para a produção de grãos e o restante da área cultivada será sobressemeada com a espécie Panicum maximum cultivar Mombaça, para a produção de forragem para a seca, como pastagens de inverno”, afirma o professor.

Segundo Adilson Aguiar, nos 900 ha explorados com pastagens perenes os solos foram corrigidos e adubados durante três a quatro anos com cultivo de soja, antes do estabelecimento da pastagem e continuam sendo corrigidos e adubados durante o ciclo da pecuária. No dia 08/02/2019 pastejavam nos 900 ha de pastagens um rebanho de 4.600 cabeças, das quais 2.518 são fêmeas em idade reprodutiva, com taxa de lotação de 5,1 cabeças/ha e 3,7 UA/ha.

A atividade desenvolvida na pecuária pela Fazenda Topgen é o ciclo completo (cria/recria/engorda) em um programa de melhoramento genético orientado pelo Qualitas. A cria e a recria são desenvolvidas em pastagem com suplementação mineral (fêmeas e machos adultos em reprodução) e suplementação múltipla proteica/energética/mineral para os animais de recria. A engorda é feita em confinamento. O progresso genético do rebanho da Topgen tem sido rápido e significativo, com índices atuais acima da média do programa.

O professor Adilson Aguiar foi contratado para orientar a continuidade do projeto de intensificação da produção em pasto e implantar, acompanhar e orientar um programa de gestão dos custos e da análise de resultado econômico da atividade.

Deixe uma resposta