fbpx

Notícias

Professor da Fazu visita projeto pecuário de ciclo completo no sul da Bahia

//
Comentário0
/

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Juliano Ricardo Resende, visitou nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro um projeto já acompanhado por ele há 15 anos, desde que era recém egresso do curso de Zootecnia da Fazu. Em dezembro de 2005, quando iniciou a consultoria o projeto tinha aproximadamente 2.000 há e um rebanho de 1.600 cabeças. Atualmente, o projeto soma 8.000 ha e um rebanho de 16.000 cabeças.

“A fazenda é sem dúvida uma referência no estado da Bahia e também no Brasil. Com uso crescente de tecnologia em todas as fases (cria, recria e engorda) conseguimos índices zootécnicos e principalmente econômicos muito acima da média nacional e de benchmarking de outras empresas de consultoria. O foco da visita foi fechamento zootécnico e financeiro do ano de 2019 e apresentação e aprovação do orçamento do ano de 2020. Conseguimos um lucro de R$ 639,00/há, custo de R$ 89,12/@ produzida, lotação de 1,4 UA/há explorando apenas a fertilidade natural do solo”, comenta Juliano.

A fazenda, recentemente, conta com uma fábrica de ração são feitos os próprios suplementos tanto mineral quanto concentrado para semiconfinamento, creep feeding, sal proteinado. Em 2020, o objetivo é um resultado ainda maior visto a valorização da arroba e melhoras nos índices em função da suplementação e melhoramento genético.

Este projeto é gerenciado por uma equipe diferenciada sendo o médico veterinário egresso da Uniube, Eduardo Amaral, o egresso da Fazu, o zootecnista Regis Vieira e o médico veterinário, recém contratado, Lucas Garcez.

Deixe uma resposta