Fazu News

Saiba o que acontece na Fazu

Professor da Fazu visita projeto da Fazenda Leite Verde

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias,

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 27 e 29 de outubro, no Sudoeste da Bahia, no município de Jaborandi para fazer sua visita de rotina ao projeto da Fazenda Leite Verde que ele acompanha naquela região.

De acordo com o Prof. esta foi a sua quarta visita de rotina do ano 2016. O projeto é acompanhado pelo Prof. Adilson desde 2002. “O projeto é de um grupo de produtores e investidores da Nova Zelândia e mais cinco sócios brasileiros. Atualmente o rebanho é composto por 7.859 cabeças, das quais 6.154 estão dentro da Fazenda Leite Verde, e o restante em duas fazendas de parceiros que também são neozelandeses”, explica.

Atualmente, na Fazenda Leite Verde são 2.110 vacas em lactação, que ocupam uma área de 504 hectares irrigados por pivô central (9 pivôs) com 12,2 cabeças/hectare sendo suplementados apenas com alimento concentrado, basicamente milho, sorgo e minerais. No dia da visita do professor Adilson Aguiar a produção diária alcançou 33.000 litros com produtividade média de 15.6 litros/vaca/dia. Em 2016, a produção média diária está projetada para passar de 21.000 litros de leite com aproximadamente 1.551 vacas em lactação e uma produtividade média por vaca de 13.5 litros/vaca/dia e mais de 34.000 litros/hectare/ano nos pivôs com vacas em lactação e mais de 15.000 litros/hectare/ano na área total.

O grupo Leite Verde ainda tem a marca Leitíssimo com os produtos Leitíssimo Integral, Leitíssimo Baixa Lactose, Leitíssimo Desnatado e em junho de 2016 foi lançado o creme de leite Leitíssimo, com 20% de gordura. A indústria fica dentro da própria fazenda e está processando diariamente mais de 62.000 litros, sendo que a diferença de 29.000 litros são produzidos por dois parceiros produtores da Nova Zelândia que tem fazendas vizinhas à da Leite Verde, entre os quais a Agropecuária Três Marias também cliente do prof. Adilson Aguiar. As vacas destes dois produtores são vacas da Fazenda Leite Verde que são alugadas para eles em um tipo de contrato especial baseado em contratos típicos feitos pelos produtores na Nova Zelândia.

Como professor e consultor, Adilson Aguiar é responsável nestas propriedades visitadas pelos programas de manejo da pastagem, correção e adubação dos solos, formulação dos suplementos minerais e concentrados, treina os integrantes das equipes das fazenda nestas diferentes áreas.

Como diretor, Adilson Aguiar participa das reuniões anuais da diretoria do Grupo Leite Verde, composta por quatro neozelandeses e pelo professor. São realizadas quatro reuniões anuais, duas a três são no Brasil e uma a duas são na Nova Zelândia. Nesta visita, o professor prestou consultoria nos dias 27 e 28 e participou da quarta e última reunião anual da diretoria como diretor no dia 29.

Nesta viagem, o professor Adilson Aguiar esteve acompanhado pelo colega e egresso do curso de Zootecnia da Fazu, o Zootecnista Washington Rosa de Mesquita, que, enquanto estudante, foi monitor das disciplinas de Forragicultura e Pastagens, sob a orientação do professor Adilson Aguiar, também fez estágios com o professor e após a sua graduação em 1999 viajou com o professor Adilson durante o período de três anos.

Atualmente, o profissional Washington é um dos mais renomados e requisitados consultores nas áreas de pastagens e nutrição de bovinos de corte, experiente e famoso, está sempre com a sua agenda cheia.

Nas fotos aparece com o professor Adilson, além do colega Washington, o senhor David Wallace, um dos sócios fundadores da Leite Verde, também diretor, e que na Nova Zelândia produz em média 200.000 litros de leite por dia com um rebanho de 11.000 vacas em lactação.

Lembrando que a Fazenda Leite Verde é gerenciada por outro egresso da Fazu, o Zootecnista Juliano Alves Almeida, que vive na fazenda e que é gerente desde 2009 e que aparece em outra foto com o professor Adilson. Juliano logo após a sua graduação foi indicado pelo professor Adilson para trabalhar como técnico em um dos pivôs da Fazenda Leite Verde. Com a sua competência e determinação chegou ao posto mais alto, o de gerente geral de produção da fazenda. Atualmente Juliano é um dos gerentes que mais domina os processos de produção em grandes projetos de produção de leite em pasto.

Deixe uma resposta

situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya situs togel online situs togel online terpercaya situs togel online toto macau Situs togel online terpercaya TOTO MACAU situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya judi slot deposit pulsa situs togel online terpercaya togel Online Slot terpercaya bandar togel terpercaya Situs Judi Slot Online Terpercaya judi slot online deposit pulsa situs judi togel online situs togel online terpercaya bandar togel online terpercaya bandar togel terpercaya situs togel online terpercaya bandar togel terpercaya agen slot online terpercaya Situs togel Online Terpercaya Toto Macau Situs togel online TOTO MACAU situs togel online terpercaya situs togel macau terpercaya bandar togel macau online terpercaya bandar togel singapore SGP terpercaya bandar togel macau terpercaya judi slot online deposit pulsa tanpa potongan bandar togel macau terpercaya situs togel online terpercaya Situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya situs togel online toto macau terpercaya