fbpx

Notícias

Professor da Fazu visita projeto da Agropecuária Topgen WV

//
Comentário0
/
Categorias

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 03 e 05 de junho trabalhando pela primeira vez em 2020 no projeto da Agropecuária Topgen WV, na região norte do estado de Goiás, no município de Bonópolis.

A Fazenda Topgen pertence à Agropecuária Topgen e possui uma área de 3.770 hectares dos quais 1.364 ha são para preservação ambiental e os restantes 2.406 ha são produtivos. Nesta safra 2019/2020, 1.170 ha foram cultivados com lavoura de soja na primeira safra, e destes 1.170 ha, 540 ha foram cultivados com sorgo na segunda safra, dos quais 400 ha foram destinados para a produção de grão e 140 ha para a produção de silagem, e os 630 ha restantes estão com pastagem de inverno de capim Mombaça que foi sobressemeado sobre a cultura da soja no final do seu ciclo.

Nos 1.236 ha explorados com pastagens perenes os solos foram corrigidos e adubados durante três a quatro anos com cultivo de soja, antes do estabelecimento da pastagem e continuam sendo corrigidos e adubados durante o ciclo da pecuária.

No período chuvoso 2019/2020 pastejaram nos 1.236 ha de pastagens perenizadas um rebanho de 4.756 cabeças, das quais 2.361 são fêmeas em idade reprodutiva. A taxa de lotação média foi de 3,85 cabeças/ha e 2,71 UA/ha.

“A atividade desenvolvida na pecuária pela Fazenda Topgen é o ciclo completo (cria/recria/engorda) em um programa de melhoramento genético orientado pelo Qualitas. A cria e a recria são desenvolvidas em pastagem com suplementação mineral (fêmeas e machos adultos em reprodução) e suplementação múltipla protéica/energética/mineral para os animais de recria. A engorda é feita em confinamento. O progresso genético do rebanho da Topgen tem sido rápido e significativo, com índices atuais acima da média do programa”, destaca Aguiar.

A consultoria na agricultura da Agropecuária Topgen é orientada pelo engenheiro agrônomo Mauricio Bueno, da MB Consultoria, de Uberlândia (MG).

O gerenciamento da fazenda Topgen está sob a responsabilidade do técnico em agropecuária, Elias.

A gestão da Agropecuária Topgen está a cargo do administrador de empresas Rodrigo S. do Nascimento, filho do proprietário o senhor Walter A. do Nascimento. O prof. Adilson Aguiar foi contratado para orientar a intensificação da produção em pasto e implantar, acompanhar e orientar um programa de gestão dos custos e da análise de resultado econômico da atividade.

Deixe uma resposta