fbpx

Notícias

Professor da Fazu realiza treinamento de manejo da pastagem em fazendas no Mato Grosso

//
Comentário0
/
Categorias

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Juliano Ricardo Resende, esteve nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2019 realizando três treinamentos sobre Manejo das Pastagens para as equipes das fazendas Shalon, Santa Maria e Três Rios, ambas localizadas em Água Boa (MT).

Sob orientação do professor, essas fazendas estão em um processo de intensificação das pastagens com adubação. “Fizemos a primeira adubação esta semana, vamos manter 12.000 vacas em 3.000 há este ano. Na safra 2020/2021 vamos aumentar para 15.000 vacas. Como a adubação é novidade nas fazendas e na região e no meu diagnóstico vi graves erros de manejo das pastagens principalmente em função da IATF que na maioria das vezes induz os vaqueiros a super-pastejar piquetes próximos ao curral e sub-pastejar piquetes mais distantes. Achei importantes esses treinamentos para garantir a colheita da forragem produzida e o sucesso dessa nota etapa. Basicamente as orientações foram no sentido de ponto ideal de colheita, benefícios da adubação, importância do resíduo pós pastejo entre outros”, comenta Juliano.

Como consultor, Juliano elabora o projeto, passa as orientações, porém quem executa é a equipe da fazenda. Se a equipe não entender o objetivo do consultor, não funciona o trabalho. Estes três projetos são muito interessantes por se tratar de adubação de pastagem para vacas reprodutivas, o que não é comum no Brasil.

Deixe uma resposta