Fazu News

Saiba o que acontece na Fazu

Professor da Fazu orienta projetos de produção de leite e de carne bovina nos estados de Minas Gerais e Goiás

//
Postado por
/
Comentário0
/

Referência em produção animal a pasto, o professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, leva conhecimento a produtores rurais de todos país e do exterior há quase 30 anos. Nos dias 30 de outubro a 02 de novembro o professor Adilson Aguiar e seu colega o zootecnista Lucas Castro Silva, da Lancer Consultoria, trabalharam nos estados de Minas Gerais e Goiás em quatro propriedades, uma de produção de leite e três de produção de carne bovina.

Fazenda Santa Vitória | Família Soave

No dia 30 de outubro o professor Adilson Aguiar trabalhou, pela terceira vez em 2019, no projeto de produção de leite da Família Soave. O trabalho foi conduzido desta vez apenas na Fazenda Santa Vitória, localizada no município de Uberlândia. Nesta etapa o professor não trabalhou na Fazenda Três Meninas, localizada no município de Monte Alegre de Minas. O professor Adilson acompanha este projeto desde 2012 e é responsável pela orientação geral desde o seu início, mesmo antes da compra da propriedade. “Neste projeto a raça selecionada para a produção de leite é a raça Jersey com a finalidade de produzir leite com altos teores de sólidos por vaca e por hectare. O sistema adotado é o de produção de leite em pastagens intensivas sem irrigar (para as fases de recria e vacas secas) e irrigadas por pivô central (para vacas em lactação e vacas secas) suplementando o rebanho apenas com suplementos concentrados”, comenta Aguiar.

Em 2018 os indicadores médios foram os seguintes: 4.32% de gordura, 3,66% de proteína, 13.5% de sólidos totais, 206 mil de CCS, 5,9 mil de CBT e NUL de 13 mg/dL, 6.362 e 6.230 litros de leite, produzidos e vendidos diariamente, respectivamente; 12,2 litros de leite produzidos/vaca/dia, vacas pesando em média 364 kg de peso corporal; produtividade de leite por funcionário de 1.888 litros de leite/dia e modelo de gestão (Planner do MDA Gestão de Explorações Leiteiras, da Clínica do Leite da ESALQ/USP, de Piracicaba).

No dia 30 de outubro de 2019 a produção diária estava em 9.131 litros de leite com produtividade média por vaca de 13 litros/dia, vacas pesando em média 368 kg e consumindo em média 4 kg/dia de concentrado. Apesar de ser um projeto relativamente recente, pois a primeira ordenha foi feita no dia 17 de novembro de 2015, a produção de leite diária foi de 676 litros. O crescimento neste indicador em 3 anos foi de 9,4 vezes ou 940%, considerando 2018.

O professor Adilson e seus parceiros orientaram a compra das propriedades, a implantação das instalações, benfeitorias e edificações, a escolha do sistema de produção, a raça e as espécies forrageiras. Além da atividade leiteira, os Soave investem nas atividades de produção de carnes de frango e suíno em sistema de integração, as quais estão também integradas com o sistema de produção de leite que usa o dejeto líquido de suínos e o esterco de aves.

Fazenda São Joaquim

No dia 31 de outubro o trabalho foi realizado em uma propriedade no município de Jandaia, na Fazenda São Joaquim, propriedade de Ademar Pereira Leal Filho, também proprietário da empresa Campo Rações e Minerais e atualmente presidente da ASBRAM (Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais). Esta propriedade possui uma área útil de 231.7 hectares, todos explorados com pastagens manejadas intensivamente. A atividade exclusiva é a pecuária de corte nas fases de recria/engorda de machos e fêmeas. A gestão da atividade pecuária é feita pelo proprietário, Ademar Filho.

Durante esta etapa de trabalho, além do proprietário e de sua equipe, muita enxuta, composta por apenas três funcionários, o professor Adilson e seu colega Lucas Castro, estavam presentes os amigos do proprietário, Alaor Procópio e Ricardo Heise, que também são clientes do professor Adilson, e alguns integrantes da equipe da Campo Rações.

“No dia deste trabalho o rebanho da fazenda somava 904 cabeças, pastejando em 231.7 ha de área útil, com taxas de lotação de 4.0 cabeças/ha e 2.24 UA/ha, mas foi planejado pelo prof. Adilson e a equipe da fazenda um rebanho de 1.004 cabeças para a safra 2019/2020, com taxa de lotação de 4.33 cabeças/ha, iniciando o período chuvoso com 2.5 UA/ha e terminando no final de maio com 3.9 UA/há. Nas safras 2016/2017 e 2017/2018 a produtividade da terra desta propriedade foi acima de 45 arrobas/há”, afirma o professor Adilson.

Fazenda Panorâmica do Turvo

No dia 01 de novembro de 2019, o professor Adilson Aguiar trabalhou em uma propriedade no município de Indiara, estado de Goiás, a Fazenda Panorâmica do Turvo, propriedade de Alaor Ávila Filho. Esta propriedade pode ser considerada uma referência em integração de atividades e uso intensivo da terra.

“São 824 hectares úteis, dos quais na safra 2018:2019 foram cultivados 44 ha de canavial para usina; 252 ha cultivados com soja sob sequeiro e 249 ha irrigados por pivô central, para a produção de soja grão. Nos pivôs é feita a integração de dois cultivos anualmente: soja seguida por tomate, seguido por pastagem de inverno para a produção de palhada”, destaca Adilson.

Na safra 2017/2018 a produtividade de soja sob irrigação foi de 88 sacas/ha, e sob sequeiro foi de 72 sacas/há. Na safra 2018/2019, em função da longa estiagem do mês de janeiro houve queda na produtividade de soja em relação à safra anterior: sob irrigação foram produzidas 77 sacas/ha, e sob sequeiro foram 61 sacas/ha. A área restante é ocupada por pastagens perenes somando 183 ha e outras áreas (estradas, corredores, ocupadas com benfeitorias, e edificações). Na safra 2017/2018, em 317 dias a produtividade da terra de pastagens foi de 22 arrobas/ha.

Em apenas 153 dias da safra 2018/2019 (de 14/11/2018 a 17/04/2019) foram produzidas 22 @/ha, com um rebanho médio de 1.431 cabeças em 182 ha, com taxas de lotação de 7.86 cabeças/ha e 3.82 UA/ha. Até o dia deste último trabalho do prof. Adilson no projeto os resultados da safra 2018/2019 ainda não estavam fechados.

A gestão da propriedade é feita pelo proprietário e por um sócio/parceiro Ricardo Heise, que faz todos os controles de dados, informações e cálculo dos indicadores técnicos e econômicos. O professor Adilson está trabalhando neste projeto desde 2016 orientando o manejo da pastagem (escolha de plantas forrageiras, estabelecimento de pastagens perenes e de inverno, implantação de benfeitorias e edificações, manejo do pastejo, controle de plantas infestantes e pragas, manejo de fertilidade de solo, planejamento alimentar.

Fazenda Frei Galvão | Galvão Agropecuária

Nos dias 01 e 02 de novembro de 2019 o professor Adilson Aguiar trabalhou pela quarta vez, em 2019, no projeto da Fazenda Frei Galvão de propriedade da Galvão Agropecuária, de Luiz Régis Galvão Filho. A fazenda está localizada no estado do Goiás, no município de Caldas Novas. O professor Adilson iniciou o trabalho neste projeto em junho de 2011 quando fez o inventário dos recursos da propriedade: clima, solos, pastagens, rebanho, benfeitorias e edificações, máquinas, implementos, veículos, capital, os objetivos e as metas do proprietário.

Posteriormente, o professor Adilson indicou o colega Mateus Contatto para fazer o acompanhamento da execução do projeto por meio de visitas de rotinas desde 2012, enquanto o professor Adilson fazia visitas esporádicas. O colega Mateus é egresso do curso de Zootecnia da Fazu graduado em 2009, especialista em Gestão do Agronegócio, professor nos cursos de pós-graduação da Fazu de Manejo da Pastagem e Nutrição e Alimentação e consultor da Contatto Consultoria.

A partir de janeiro de 2018 o professor Adilson voltou a assumir o trabalho de visitas de rotina. No dia 02 de novembro o rebanho estava composto por 1.658 cabeças nas fases de cria, recria e engorda (atividade de ciclo completo), e destas 1.155 cabeças são de fêmeas em idade reprodutiva. Na fazenda estavam pastejando em 368 hectares, 739 cabeças, com taxa de lotação de 2,01 cabeças/ha e 1.2 UA/ha, mais 919 animais estavam confinados e o restante estava em pastagens arrendadas em áreas vizinhas que retornarão para a fazenda no período chuvoso.

“Para o período chuvoso 2019/2020 (de novembro a maio) a taxa de lotação média nas pastagens será de 4.3 cabeças/ha correspondendo a 3.21 UA/ha. A meta é alcançar um rebanho de 2.000 cabeças média ano. Para alcançar esta meta a propriedade foi toda modulada em 87 piquetes com área média de 4 hectares cada um; o programa de correção e adubação do solo para a intensificação teve início na safra 2018/2019; um confinamento para 2.400 animais estáticos foi construído e 86 hectares serão cultivados para a produção de silagem de capim-mombaça. O principal objetivo do proprietário é conduzir um projeto para produção de carnes especiais de animais cruzados Angus/Nelore”, finaliza Aguiar.

Deixe uma resposta

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet