fbpx

Notícias

Professor da Fazu orienta projeto da Fazenda Sapecado e ministra curso da Rehagro

//
Comentário0
/

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, no período que esteve de férias da faculdade, de suas atividades de ensino e pesquisa, continuou executando os seus trabalhos de consultorias, treinamentos e palestras.

Fazenda Sapecado

Nos dias 23 e 24 de janeiro o professor Adilson Aguiar e seu colega Mateus Contatto Caseta, zootecnista, egresso da Fazu e proprietário da Contatto Consultoria, empresa parceira da Consupec, empresa de consultoria do professor Adilson, trabalharam no estado do Goiás, no município de Caldas Novas. O zootecnista Mateus é também professor da Fazu nos cursos de pós-graduação em Manejo da Pastagem e no de Nutrição e Alimentação de Ruminantes.

Os zootecnistas foram até à Fazenda Sapecado, propriedade da Galvão Agropecuária, de Luiz Régis Galvão Filho, para o trabalho de rotina no acompanhamento do projeto que teve início sob a orientação do professor Adilson Aguiar em junho de 2011 quando ele fez o inventário dos recursos da propriedade: clima, solos, pastagens, rebanho, benfeitorias e edificações, máquinas, implementos, veículos, capital, os objetivos e as metas do proprietário e etc. Posteriormente, o professor Adilson Aguiar indicou o colega Mateus Contatto para fazer o acompanhamento da execução do projeto por meio de visitas de rotinas desde 2012, enquanto o professor Adilson faz visitas esporádicas.

“O rebanho atual estava composto por 650 cabeças nas fases de cria, recria e engorda (atividade de ciclo completo), pastejando em 348 hectares, com taxa de lotação de 1,87 cabeça/ha e 1.3 UA/ha, mas a meta é o rebanho alcançar 2.000 cabeças média ano. Para alcançar esta meta a propriedade foi toda modulada em 87 piquetes com área média de 4 hectares cada um; o programa de correção e adubação do solo para a intensificação teve início este ano; um confinamento para 1.000 cabeças estáticas foi construído com plano de expansão; 111 hectares em área vizinha à fazenda foram arrendados para a produção de silagem”, comenta o professor Adilson.

De acordo com Adilson, o principal objetivo do proprietário é conduzir um projeto para produção de carnes especiais de animais cruzados Angus/Nelore. O zootecnista Mateus voltará para o segundo trabalho de 2018 em abril.

Rehagro

Nos dias 25 e 26 de janeiro o professor Adilson de Paula Almeida Aguiar esteve na cidade de Uberlândia, estado de Minas Gerais, para ministrar aulas no curso de pós-graduação em nível de especialização em Pecuária Leiteira promovido pela empresa Rehagro, de Belo Horizonte, Minas Gerais. O professor Adilson Aguiar é responsável pelo modulo 11 que trata de Manejo da Pastagem.

De acordo com Adilson, são participantes deste curso mais de 35 alunos de vários estados, principalmente de Minas Gerais. Adilson Aguiar ministra aulas nos cursos de pós-graduação promovidos pelo Rehagro há mais de 10 anos. Além do curso de Pecuária Leiteira, o prof. Adilson Aguiar ainda ministra aulas nos cursos de Pecuária de Corte presencial e online, Nutrição de Bovinos de Corte, Nutrição de Bovinos de Leite e Ovinos de Corte.

Deixe uma resposta