fbpx

Notícias

Professor da Fazu ministra palestra no Workshop de Integração Lavoura Pecuária e orienta projeto de fazendas de pecuária de corte no Goiás

//
Comentário0
/

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 12 e 15 de junho levando conhecimento ao estado de Goiás. O professor Adilson Aguiar visitou um projeto de pecuária de corte e ministrou palestra no Workshop de Integração Lavoura Pecuária, no Coan Consultoria e Intensiva Consultoria.

Workshop de Integração Lavoura Pecuária

O professor Adilson Aguiar ministrou no dia 14 de junho a palestra “Espécies forrageiras em sistemas integrados: manejo do pastejo x taxa de lotação x limitações agrícolas”, no Workshop de Integração Lavoura Pecuária – a teoria e a prática na integração de sistemas produtivos.

O evento foi realizado pela parceria entre as empresas de consultoria Coan, que tem sua sede em Jaboticabal (SP), e intensiva, que tem sua sede em Goiânia (GO). O workshop aconteceu no K Hotel, nos dias 13 e 14 de junho. O diretor técnico da empresa Intensiva é um egresso da Fazu, o zootecnista Washington Mesquita, e o diretor da Coan é o Doutor em Zootecnia, Rogério Marchiori Coan.

O público do Workshop de Integração Lavoura Pecuária foi de 150 participantes, que assistiram palestras sobre econômica, mercado, gestão, mercado futuro, fertilidade de solo, manejo e controle de plantas infestantes e de pragas, manejo de pastagens e suplementação e participaram das mesas redondas.

 

Agropecuária Guaicá

Nos dias 12 e 13 de junho o professor Adilson Aguiar e seu colega, o zootecnista Lucas Castro Silva, da Lancer Consultoria, trabalharam na Agropecuária Guaicá, localizada no município de Caçu, estado de Goiás. O professor Adilson acompanhou este projeto entre 1998 e 2004, com dois trabalhos de rotina anualmente. Depois, por mudanças estruturais internas, o programa de consultoria foi interrompido e, depois, retomado em setembro de 2017, com dois trabalhos de rotina por ano.

“A Agropecuária Guaicá possui quatro propriedades na região sudoeste do estado de Goiás, no município de Caçu, duas são de cria, e duas são de recria e engorda. As fazendas Guaicá e São Luiz desenvolvem a fase de cria, enquanto as Fazendas Alvorada e Santa Tereza desenvolvem as fases de recria e engorda. A Agropecuária possui uma área total de 3.500 hectares (ha) e destes 2.740 são úteis explorados totalmente com pastagens, nas quais atualmente pastejam 4.146 animais em uma taxa de lotação de 1.51 cabeça/ha correspondendo a 1,20 UA/ha”, afirma Aguiar

Neste projeto, o professor Adilson orienta: a escolha de espécies forrageiras; os procedimentos para o plantio de pastagens; seu manejo em geral (controle de plantas infestantes e pragas, manejo do pastejo), mas principalmente como foco na correção e adubação do solo para a intensificação do sistema para as fases de recria/engorda; produção de silagem, etc. Além destas orientações, o professor Adilson faz as viabilidades técnicas e econômicas das tecnologias para a decisão de sua adoção.

“A meta para a safra 2020/2021 é alcançar um rebanho com 3.000 fêmeas em reprodução e um rebanho total de 8.200 cabeças na mesma área útil atual”, destaca.

Deixe uma resposta