Notícias

Professor da Fazu ministra palestra no 17º Workshop CTC de Agricultura da Cooperativa COMIGO

//
Comentário0
/

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, trabalhou, entre os dias 28 e 31 de agosto, no estado de Goiás ministrando palestras no 17º Workshop CTC de Agricultura realizado pela COMIGO (Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano).

O prof. Adilson esteve acompanhado pelo colega Zootecnista e egresso da Fazu, Lucas Castro Silva, da Lancer Consultoria, empresa parceira da Consupec, empresa particular de consultoria do professor Adilson.

A 17ª edição do Workshop de Agricultura foi levada para as cidades de Montes Claros de Goiás, Paraúna e Rio Verde, nos dias 29, 30 e 31 de agosto, respectivamente. Nas três localidades o número de participantes passou de 1.000 pessoas (160 em Montes Claros, 214 em Paraúna e 770 em Rio Verde).

No dia 31 de agosto, além da participação no Workshop em Rio Verde, o professor Adilson teve a oportunidade de visitar o Centro de Treinamento da COMIGO (CTC) em Rio Verde. O CTC tem uma área de 146 hectares, dos quais 60 ha são destinados à realização anual do evento TECNOSHOW COMIGO e os 86 ha restantes para pesquisa, sendo 30 ha para pesquisa de pecuária e 56 ha para pesquisa de agricultura, mas trabalhos de integração lavoura/pecuária são conduzidos nas duas áreas.

A equipe de pesquisadores é composta por cinco doutores nas seguintes áreas: fertilidade de solo (professor Doutor Antônio Eduardo Furtini Neto), em plantas daninhas (Doutor Dieimisson Paulo Almeida), em fitopatologia (Doutora Simone Cristiane Brand), em ciência animal (Doutor Ubirajara Oliveira Bilego), em entomologia (Doutor Diego Tolentino de Lima) e é coordenada pelo professor Doutor Antônio Eduardo Furtini Neto, professor aposentado da Universidade Federal de Lavras.

O Médico Veterinário Doutor e pesquisador do CTC Ubirajara Oliveira Bilego foi quem recebeu o professor Adilson Aguiar e o colega Lucas Castro e apresentou o setor de pesquisa em pecuária do CTC da COMIGO.

Nos próximos dias 6 e 9 de novembro, o professor Adilson participará como palestrante do 8º Workshop CTC de Pecuária COMIGO nas cidades de Caiapônia, Jataí, Caçu e Rio Verde.

A COMIGO é uma cooperativa de beneficiamento, industrialização e comercialização de produtos agrícolas, que foi fundada em 1975, em Rio Verde, Sudoeste do estado de Goiás, por um grupo de cinquenta produtores rurais. Na época, o objetivo era atender a demanda por armazenagem de arroz (principal produto) e milho, e ainda fornecer insumos básicos como sacaria, fertilizantes, sementes e óleo lubrificante. Atualmente, está presente nos municípios vizinhos como: Santa Helena, Jataí, Acreúna, Serranópolis, Montividiu, Indiara, Jandaia, Paraúna, Montes Claros de Goiás, Iporá, Palmeiras e Caiapônia.

A COMIGO conta com 6.828 cooperados e 2.192 funcionários e está enquadrada entre as seis principais cooperativas do país, sendo a primeira do Centro-Oeste. A Cooperativa foi deixando um rastro de desenvolvimento, modificando o cenário regional e implantando uma filosofia de trabalho e desenvolvimento reconhecida em todo o país, constituindo-se assim, num dos maiores exemplos de união e profissionalismo dentro do setor cooperativista.

Deixe uma resposta