fbpx

Notícias

Professor da Fazu ministra curso com base em modelo de Balanço de Massa, em Marabá (PA)

//
Comentário0
/

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve nos dias 10 e 11 de setembro, na cidade de Marabá, na região sul do estado do Pará, para ministrar aulas no Curso de Interpretação de Resultados de Análises de Solos e de Plantas Forrageiras e Recomendações de Correção e Adubação do Solo da Pastagem com base em Modelo de Balanço de Massa. O curso foi ministrado pelo professor Adilson, nos dias 10 e 11, e pelo zootecnista, egresso da Fazu, graduado em 2009, especialista em Gestão do Agronegócio e consultor, Mateus Contatto Caseta, nos dias 09 e 10 de setembro. Participaram deste curso técnicos dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins.

O professor Adilson começou a estudar e a pesquisar o uso de Modelo de Balanço de Massa em 1995, e para aprofundar seu conhecimento neste modelo foi para a Nova Zelândia quatro vezes (1998, 2000, 2007 e 2013), país onde o modelo é usado largamente desde a década de 70. Além dos estudos, o professor Adilson orientou alunos dos cursos de Agronomia e Zootecnia da Fazu em experimentos comparando o Modelo de Balanço de Massa com as recomendações feitas com base nos boletins das comissões de fertilidade de solo do Brasil. Estes experimentos foram conduzidos nos setores de Pastagens e Plantas Forrageiras, na Fazenda Escola da Fazu.

Após a validação do modelo em centenas de fazendas comerciais e na pesquisa, com base em milhares de analises de solos, realizando os cálculos em planilhas de Excel, e uma dezena de cursos desenvolvendo os cálculos manualmente no quadro, o professor Adilson, juntamente com seu colega Mateus, lançaram em 2012 o Manual de Interpretação de Resultados de Análises de Solos e de Plantas Forrageiras e Recomendações de Correção e Adubação do Solo da Pastagem, com base em Modelo de Balanço de Massa, e em 2013, juntamente com o programador de sistemas Sebastião José de Souza Neto, da Innvent, da cidade de Goiânia, lançaram o software de Modelo de Balanço de Massa.

Desde 2013 o curso já foi realizado em Uberaba (MG), Goiânia (GO), Barreiras e Cruz das Almas (BA) e agora em Marabá (PA). O software tem sido comercializado nas lojas virtuais do Milkpoint e da Scot e em um kit produzido pelos idealizadores e produtores da ferramenta. O kit vem com o manual impresso e um pen-drive para a instalação do software.

Deixe uma resposta