fbpx

Notícias

Professor da Fazu especialista em Pastagens desenvolve projetos durante o mês de janeiro

//
Comentário0
/
Categorias
Com o objetivo de levar conhecimento a pecuaristas, ministrar treinamentos e lecionar em cursos de pós-graduação, o professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, passou parte de suas férias da Instituição desenvolvendo projetos.
No dia 13 de janeiro, o professor Adilson foi para a capital do Tocantins, Palmas, onde ministrou aulas no curso de pós-graduação em nível de especialização em Nutrição de Bovinos de Corte, oferecido pela parceira Fazu com a Rehagro. “Foi ministrada a disciplina de Alimentos Volumosos e Concentrados, o tópico discutido com os alunos, profissionais das Ciências Agrárias, Agrônomos, Veterinários e Zootecnistas dos estados do Tocantins e do Pará foi a Nutrição de Gado de Corte em Pasto. As aulas ocorreram dentro das dependências da Faculdade Católica do Tocantins nos dias 14 e 15”, conta o professor Adilson.

Entre os dias 18 e 20 de janeiro o professor Adilson visitou três propriedades de Gado de Corte, da empresa Construtora Elmo Engenharia. As Fazendas ficam no norte do estado de Goiás nos municípios de Campos Verdes e Santa Terezinha. “O objetivo desta primeira visita foi inventariar os recursos do projeto para emitir um diagnóstico da situação atual e da potencial, além de apresentar uma proposta de trabalho. A atividade é de ciclo completo, com cria, recria e engorda de animais zebuínos e cruzamentos”, explica Adilson.No dia 21 de janeiro o professor Adilson, junto com seu parceiro e egresso da Fazu, o Zootecnista Mateus Contato Caseta, ministrou um treinamento para 25 técnicos e alguns dos proprietários da empresa Integral, uma das maiores empresas de suplementos para bovinos de corte e de leite do país. “O treinamento foi dentro das dependências da empresa, localizada em Goianira/GO. Um dos técnicos da equipe da Integral foi contemporâneo do professor Adilson na Fazu, o Zootecnista Ricardo, responsável pelos suplementos para bovinos leiteiros da empresa”, ressalta Adilson.

De acordo com o professor, o treinamento durou três dias, sendo um dia com o professor Adilson e dois dias com o professor Mateus. O treinamento teve como objetivo ensinar aos técnicos da equipe da Integral a usar o software desenvolvido pelos professores Adilson e Mateus para interpretar resultados de análises de solos e de plantas e recomendar correção e adubação de solos da pastagem com base no modelo de balanço de massa.

Já nos dias 22 e 23 de janeiro, Adilson ministrou aulas no curso de pós-graduação em nível de especialização em Pecuária Leiteira, oferecido pela parceira Fazu em parceria com a Rehagro. O professor ministrou aulas na disciplina de Produção em Rebanhos Leiteiros: manejo, nutrição, alimentação e produção de forragem, no último tópico, a alta qualidade de pastagens foi discutida com os alunos e profissionais das Ciências Agrárias que trabalham no estado de Goiás.  As aulas ocorreram dentro das dependências da sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do estado de Goiás.

Por fim, na última semana do mês de janeiro (25 a 31/01), o professor reiniciou seus trabalhos na Fazu coordenando o terceiro e último encontro da 6ª turma do curso de Pós-graduação em nível de especialização em Nutrição e Alimentação de Ruminantes.

2e785b04b18e829d4ca6d1349b845bdd

Deixe uma resposta