fbpx

Notícias

Professor da Fazu desenvolve atividades nos estados de São Paulo e Goiás

//
Comentário0
/

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 07 e 10 de junho nos estados de São Paulo e Goiás para participar de um debate na BeefExpo 2017, maior evento indoor da cadeia da carne bovina na América Latina, participou também de uma reunião com equipe da São Salvador Alimentos (SSA), detentora da marca Super Frango, além de ministrar aulas no curso de Pós-graduação em Pecuária de Corte, ofertado pela Rehagro.

BeefExpo 2017

O professor Adilson Aguiar participou de um debate durante a BeefExpo 2017 no dia 07 de junho, no Pro Magno Centro de Eventos, na cidade de São Paulo. Adilson esteve presente a convite da Dow AgroSciences no “Auditório + @/ha/ano”. Além da Dow AgroSciences, as empresas Tortuga/DSM e a Boehringer Ingelheim compartilharam em parceria deste auditório.

O professor Adilson Aguiar participou do “Dia na Varanda – Edição Especial” com o tema “Controle químico de plantas daninhas aumenta a capacidade de suporte? Realidades e casos regionais”. O engenheiro agrônomo e mestre, Alcino Ladeira Neto, proferiu uma palestra com este tema na qual apresentou uma retrospectiva da evolução do desenvolvimento e uso de herbicidas em pastagens desde 1965. Alcino é pesquisador sênior da Dow AgroSciences com mais de três décadas de pesquisa e desenvolvimento de herbicidas, considerado o maior especialista desta área para regiões tropicais do mundo.

Após a palestra, o professor Adilson juntamente com o pesquisador Alcino e o engenheiro agrônomo e gerente da Fazenda Figueira, da ESALQ/USP, José Renato Gonçalves, responderam várias perguntas dos participantes por quase uma hora. No mesmo dia o professor Adilson pegou um voo para Goiânia.

São Salvador Alimentos | Super Frango

Após a participação BeefExpo 2017, em São Paulo, Adilson Aguiar esteve na cidade de Itaberaí, no Estado de Goiás, no dia 08 de junho para se reunir com parte da equipe da São Salvador Alimentos (SSA), detentora da marca Super Frango, que está envolvida com a divisão da empresa da área de pecuária de corte das fazendas do grupo familiar proprietária da SSA.

O objetivo desta reunião foi discutir o negócio da pecuária de corte em sua visão de gestão de custos e análise de resultado econômico da atividade. Durante esta reunião foi apresentado a planilha padrão de gestão da CONSUPEC, empresa de consultoria do professor Adilson que é implantada nos projetos que ele e suas empresas parceiras adotam (Contatto Consultoria, Lancer Consultoria e Resende Consultoria).

“Através desta planilha é possível avaliar o negócio sobre três visões: a do fluxo de caixa (em um cenário de curto prazo), do balanço patrimonial (em visões de médio e longo prazo) e do resultado econômico (no longo prazo)”, explica o professor.

Durante a reunião o professor Adilson explicou e exemplificou os conceitos de inventário de bens, custos fixos e variáveis, despesas administrativas, custo de oportunidade do capital, custos operacionais e totais, resultado caixa, lucro operacional, lucro total, pay back, TIR, lucratividade, dentre outros. Adilson Aguiar orienta o projeto de pecuária de corte nas fazendas localizadas nos municípios de Britânia e Itaberaí, em Goiás, realizando quatro visitas por ano.

A São Salvador Alimentos (SSA) é uma holding que controla as marcas SuperFrango e Boua. É uma das principais produtoras de cortes de frango, embutidos, linguiças frescais e empanados de frango em Goiás. Abastece os estados de Goiás, Tocantins, Pará, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do  Distrito Federal. Cerca de 23% de sua produção é exportada para 61 países. São mais de 270 mil aves abatidas por dia e a meta agora é atingir 340 mil aves/dia. A empresa estima faturar seu 1º bilhão em 2016. É uma empresa preocupada com o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Pós-graduação na Rehagro

O professor Adilson Aguiar esteve nos dias 9 e 10 de junho na capital do estado do Goiás, em Goiânia, para ministrar aulas no curso de Pós-graduação em nível de especialização em Pecuária de Corte promovido pela Rehagro (Recursos Humanos no Agronegócio), de Belo Horizonte, Minas Gerais. O prof. Adilson Aguiar é responsável pelo modulo 11 que trata de Manejo da Pastagem. Estão participando deste curso mais de 30 alunos de vários estados, principalmente do Goiás.

O prof. Adilson Aguiar ministra aulas nos cursos de pós-graduação promovidos pelo Rehagro há aproximadamente 10 anos. Além do curso de Pecuária de Corte o prof. Adilson Aguiar ainda ministra aulas nos cursos de Pecuária Leiteira, Nutrição de Bovinos de Corte, Nutrição de Bovinos de Leite e Ovinos de Corte.

Deixe uma resposta