Ao final do curso, quando nossa rotina já tiver voltado ao normal, acontece um encontro presencial para defesa do TCC.
• Análise de oferta e demanda e teorias do consumidor e do produtor.
• Estruturas de mercado e função de produção agrícola.
• Avaliação da agricultura como um setor econômico.
• Políticas fiscal, monetária, cambial e relação com o agronegócio.
• Estudo dos conceitos de capitalização simples e composta.
• Fluxo uniforme de pagamentos e recebimentos (prestações).
• Equivalência de taxas.
• Estudo dos critérios a serem utilizados em tomadas de decisões financeiras.
• Aplicações práticas na HP 12C.
• O conceito de estratégia.
• Estratégia, vantagens competitivas e a empresa do agronegócio.
• Principais ferramentas de planejamento estratégico.
• Inovação e estratégias para o agronegócio.
• Marketing estratégico.
• Estratégias competitivas.
• Posicionamento competitivo no agronegócio.
• Empreendedorismo no agronegócio: conceitos gerais e identificação de oportunidades.
• Competências e habilidades para o empreendedor.
• Modelos de negócios: conceitos e aplicação.
• A importância da liberdade econômica para o empreendedor.
• Custos e principais indicadores de rentabilidade.
• Principais instrumentos de fluxo de caixa (FC): VPL, TIR, Payback e relação B/C – conceitos gerais e métodos de decisão.
• Aplicação prática dos instrumentos de FC.
• Análise de riscos: conceitos gerais; análise de sensibilidade X Simulação de Monte Carlo
• Mercado financeiro.
• Renda fixa.
• Empréstimos, financiamentos e outros instrumentos de captação.
• Mercados derivativos.
• Gestão de risco.
• Sustentabilidade econômica, social e ambiental em empresas do agronegócio.
• Análise conceitual.
• A gestão sustentável e a administração estratégica.
• Sistemas de gestão, diagnóstico e principais indicadores.
• Logística e cadeias de suprimentos.
• Sistemas de transporte e logísticos para o agronegócio.
• Sistemas de informação.
• Comercialização, mercados e preços agrícolas.
• Organização e desenvolvimento de mercados.
• Custos de comercialização. análise e acompanhamento de mercados físicos.
• Mercado futuro e de opções.
• Planejamento da comercialização.
• Introdução ao comércio exterior.
• Agronegócio: conceitos gerais e principais características.
• Agropecuária e desenvolvimento econômico.
• Análise das cadeia produtivas da soja, do café, do milho, do boi gordo e do etanol.
• O profissional de Ciências Agrárias.
• A natureza da ciência do conhecimento e da pesquisa científica.
• O projeto de pesquisa e a estrutura da apresentação do trabalho científico.
• Condução de projetos para a gestão do agronegócio.
Tem experiência em sistemas de produção, com ênfase em manejo e tratos culturais, nutrição de plantas, adubos e adubação e fertilidade do solo.
Desenvolveu pesquisas com grandes culturas, como arroz, feijão, milho, soja e inoculação com bactérias diazotróficas em cereais.
Faça sua matrícula pelo nosso site e ela será confirmada mediante pagamento da taxa de inscrição de R$ 100,00 e envio por e-mail das cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência, Diploma da Graduação (frente e verso), Histórico Escolar da Graduação, Foto 3×4 e Comprovante de Pagamento.