fbpx

Notícias

Por onde anda? Egressa da 4ª Turma de Zootecnia é pesquisadora da Embrapa Gado de Leite

//
Comentário0
/
Categorias,

Há mais de 30 anos, Rosangela Zoccal, egressa da turma de 1980 do curso de Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), é pesquisadora da Embrapa Gado de Leite. A egressa da Fazu é autora de vários livros e de inúmeros artigos de divulgação. Foi supervisora do Núcleo de Transferência, Treinamento e Capacitação em Pecuária de Leite da Embrapa Gado de Leite.

 Contratada como pesquisadora na área de socioeconomia da produção de leite, Rosangela afirma que na Embrapa a dedicação sempre foi voltada para estudos de conjuntura relacionados ao desempenho da atividade leiteira no mundo e no Brasil. A pesquisadora também dedicou parte do tempo em estudos da produção de leite na agricultura familiar. Recentemente aceitou o desafio de organizar a capacitação técnica em pecuária de leite por meio da Educação a Distância.

Rosangela relembra detalhes sobre a época da faculdade. “Aprendi muito durante o período de graduação e tive ótimos professores. Fui bolsista do CNPq, na área de forragicultura com a orientação do professor Salomão Aronovich. Fui da comissão de festas de formatura, o que me rendeu ótimo amigos e proporcionou um excelente aproveitamento da vida acadêmica. Sempre me lembro das aulas do professor Noel, principalmente durante a ExpoZebu, nas aulas práticas de Zebutecnia I, II e III. O professor Olavo também me marcou com a disciplina de anatomia”.

Poucos meses após a formatura Rosangela foi contratada por tempo determinado pela Embrapa, como auxiliar de pesquisador, na Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos. Depois de 1 ano, encerrou o contrato com a Embrapa e foi fazer mestrado no Chile. Rosangela realizou Mestrado em Produção Animal, especificamente em modelos matemáticos de simulação pela Pontifícia Universidad Católica de Chile. “Em dezembro de 1984, quando retornei ao Brasil, fui contratada novamente pela Embrapa, mas para o Centro de Pesquisa em Gado de Leite, em Juiz de Fora, onde estou até hoje”, conta Zoccal.

Rosangela afirma que a Fazu representa para ela a junção de Educação, Aprendizado, Crescimento Pessoal e Amigos. “A Fazu plantou em mim a semente de todo o sucesso que consegui na vida profissional. Sou muito feliz e serei eternamente grata a tudo que me proporcionou. Para os amigos que compartilharam o período de faculdade gostaria de dizer que, apesar de ter muito pouco contato físico, sempre os tenho no meu coração e nas ótimas lembranças que tenho dessa etapa da minha vida”.

Reencontro da Turma em 2016

Rosangela Zoccal e colegas da 4ª Turma de Zootecnia organizaram em setembro de 2016 um reencontro da turma no Hotel Dan Inn, em Uberaba/MG. Após 36 anos, a faculdade resgatou fotos antigas dos egressos e, no dia do reencontro, promoveu sorteio de brindes, além de oferecer uma visita guiada à Fazenda Escola e instalações da Fazu. Quando os ex-alunos estudaram, a Fazu ficava localizada no seu antigo campus, onde hoje é a Prefeitura de Uberaba.

Sobre o “Por onde anda?”
Para a Fazu é muito gratificante acompanhar o crescimento pessoal de seus alunos e, posteriormente, o sucesso e a realização de todos na vida e no mercado de trabalho. Com esse intuito, gostaríamos de saber por onde anda os egressos da faculdade. Se você é/ou conhece algum egresso da Fazu de destaque entre em contato conosco pelo e-mail: daniela.miranda@fazu.br ou pelo WhtasApp (34) 9 9689-1571.

Deixe uma resposta