fbpx

Notícias

PNAT atinge marca de 100 mil doses distribuídas!

//
Comentário0
/
Categorias

O PNAT – Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens, uma de ações de mais sucesso do portfólio da ABCZ, está comemorando uma marca histórica: 100 mil doses de sêmen distribuídas gratuitamente. O material genético, coletado dos reprodutores classificados no programa, tem contribuído para o avanço do rebanho zebuíno PO nacional.

“Estamos muito felizes. É uma marca importante que reforça a força da genética melhoradora, através do PNAT. Além disso, com certeza, vai impulsionar ainda mais a edição 2020 do Programa, que começará no próximo mês”, comemora o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.

“Ao todo, 671 rebanhos colaboradores nas cinco regiões do Brasil receberam o material genético e puderam ser beneficiados com o melhoramento proporcionado por esses touros jovens, realmente superiores. As doses de sêmen são de 145 reprodutores diferentes – das raças Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã – , classificados durante essas 10 edições do PNAT”, detalha Lauro Fraga, gerente de melhoramento genético da ABCZ, responsável pelo programa.

A superioridade da genética distribuída é comprovada pelas avaliações do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). De acordo com o levantamento da equipe, 74,5% dos 145 reprodutores são Deca 1 e 81,4% deles até Deca 2 , o que, na opinião do superintendente técnico Luiz Antonio Josahkian demonstra a eficácia do PMGZ na detecção precoce de touros jovens melhoradores. ” E esse é um dos grandes desafios da seleção para manter a variabilidade genética da população”, destaca.

Vale destacar que, de acordo com os dados do PNAT, 2019 foi o ano com o maior volume de doses coletadas: 15200. Deste volume, restam poucas doses de alguns touros Brahman, Nelore e Sindi para distribuição. “Os interessados em se tornar rebanhos colaboradores e receber essas doses gratuitamente podem nos procurar. A única exigência é integrar o PMGZ (módulo completo) e se comprometer com as pesagens dos animais”, explica Fraga.

PNAT 2020. As inscrições para a edição 2020 do Programa vão até o dia 03 de abril. Cada criador poderá inscrever até 5 animais, sendo que, após o encerramento das inscrições, em havendo vagas remanescentes, os criadores com animais já inscritos poderão inscrever mais animais.

Lembrando que os animais candidatos serão obrigatoriamente avaliados previamente em suas propriedades de origem por técnicos credenciados da ABCZ. O regulamento completo está disponível em http://www.abcz.org.br/abczUploads/Arquivos/3501.pdf

Fonte: Julia Campos – ABCZ

Deixe uma resposta