fbpx

Notícias

Grupo IoT AgroLab da Fazu usa impressora 3D para produzir equipamentos médicos essenciais no combate ao coronavírus

//
Comentário0
/
Categorias

São produzidas peças para máscaras “face shield”, além de suportes para respiradores

O IoT AgroLab – Núcleo de Trabalho em Internet das Coisas da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) se uniu a um grupo de empresas de inovação tecnológica para ajudar no combate à pandemia da Covid-19. Liderado pelo professor Marcelo Augusto Silva, o IoT AgroLab trabalha na produção de “face shields”, máscaras de proteção que serão utilizadas pelos profissionais que realizarão o atendimento aos pacientes com coronavírus. Os equipamentos serão destinados aos hospitais de Uberaba e região.

Item essencial para a segurança dos profissionais que atuarão na linha de frente do combate ao Covid-19, a máscara do tipo “face shield” cobre toda a frente e a lateral do rosto para proteger o profissional de doenças que podem ser transmitidas por substâncias corporais, como respingo de sangue, secreção corporal ou saliva.

Por meio da impressora 3D, o grupo usa polímero poliácido láctico para produzir a estrutura que é fixada na cabeça. Já a placa que fica em frente ao rosto do usuário é feita de uma placa de PVC transparente, do tipo acrílica.

A ação é resultado de um esforço coletivo, envolvendo empresas de base tecnológica, pessoas da cultura maker e das novas tecnologias de produção. “O Grupo IoT AgroLab é formado por alunos e ex-alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Sistemas para Internet. Apesar de todo situação, estamos honrados em ajudar os profissionais de saúde, que são verdadeiros heróis neste momento”, destaca Marcelo.

Deixe uma resposta