fbpx

Notícias

Fazu recebe doação histórica de animais de excelente linhagem genética da Agro Maripá

//
Comentário0
/
Categorias,

Foram doadas fêmeas bovinas das raças Nelore e Gir, equinos da raça Mangalarga Marchador e caprinos Saanen

Em dia histórico, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu, nesta quinta-feira (25), a visita do pecuarista e proprietário da Agro Maripá, Marcelo Baptista de Oliveira, e de sua esposa, Sophia Baptista de Oliveira. O objetivo foi entregar treze animais melhoradores e selecionados geneticamente doados para enriquecer o plantel da Fazu. Fazem parte da doação: três novilhas Nelore, prenhas; três vacas Gir, de linhagem indiana, sendo uma com bezerra ao pé; duas éguas, prenhas, e um potro Mangalarga Marchador; duas cabras e um reprodutor Saanen, provenientes de linhagens francesas.

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no enfrentamento à covid-19, o Sr. Marcelo foi recepcionado pelo presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Rivaldo Machado Borges Júnior, o presidente do Conselho Diretor da Fundagri (Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias), Jairo Machado Borges Furtado, o diretor executivo da Fazu, Celio Eduardo Nascimento Vieira, o diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado, e colaboradores das Instituições envolvidas.

A doação surgiu por meio dos colaboradores da Fazu, o zootecnista Sávio Caldeira, e a professora Camila Raymundo, que, durante a ExpoGenética 2019, conheceu o Sr. Marcelo e pediu contribuição para o setor de Equideocultura da Fazu. “O Sr. Marcelo nos surpreendeu oferecendo, além da doação de éguas, como pedimos, a doação de matrizes zebuínas e animais caprinos. Nunca esqueço deste momento, fiquei muito feliz e agradecido como supervisor da Fazenda Escola da Fazu”, comenta Sávio.

Com olhar visionário e atento à importância do ensino e da pesquisa, o Sr. Marcelo conta sobre a iniciativa. “É interessante que os alunos entendam o funcionamento de uma fazenda e a relevância destas raças para o desenvolvimento do agronegócio. Estou muito feliz e orgulhoso por realizar esta doação para Fazu. Sabemos que o conhecimento faz a diferença, e por isso o valorizamos”, destaca.

O presidente da ABCZ agradece o Sr. Marcelo e destaca o significado dessa ação. “Hoje é um dia muito especial para ABCZ como instituidora da Fazu. O Marcelo abriu um leque de oportunidades para todos alunos, professores e pesquisadores da faculdade. Agradeço imensamente a este grande pecuarista e empresário, pois através desta semente plantada hoje, muitos outros pecuaristas irão contribuir com o plantel de raças zebuínas da Fazu”, afirma Rivaldo Jr.

Criador de cavalos da raça Mangalarga Marchador há mais de 40 anos, o Sr. Marcelo fundou a Agro Maripá com o objetivo de produzir geneticamente cavalos de andamento confortável para cavalgadas, com galope equilibrado e aptidão para a lida das fazendas. Atualmente, a Agro Maripá seleciona também bovinos de corte da raça Nelore e leiteira da raça Gir, além de caprinos da raça Saanen.

“Os animais doados pelo Sr. Marcelo vão contribuir em diversas áreas acadêmicas, sendo na reprodução e melhoramento genético, morfologia e conformação, acasalamentos dirigidos, nutrição específicas, dentre outras. A doação traz para os alunos uma gama de informações e qualidade técnica de excelência”, comenta a professora Camila.

Deixe uma resposta