fbpx

Notícias

Fazu recebe alunos da Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso

//
Comentário0
/
Categorias,

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu hoje (07/08), acadêmicos do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Rondonópolis. Os alunos estiveram na Fazu para conhecerem os animais das raças Nelore e Nelore Mocha participantes do Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT), no teste de Eficiência Alimentar, procedimento novo na edição de 2017. A turma veio acompanhada pelos professores, Thiago Bruno Ribeiro e Antônio Rodrigues da Silva, e foi recebida pelo Rafael Resende, da ABCZ, e equipe da Fazu.

Sobre o PNAT

O Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens seleciona reprodutores zebuínos registrados com idades entre 18 e 30 meses onde os animais precisam ter o iABCZ máximo 5% para a raça Nelore e 10% para as raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Sindi e Tabapuã. Como diferencial, conta com um processo de seleção democrático com a participação de criadores, técnicos e centrais de inseminação. Os animais têm doses de sêmen distribuídas gratuitamente a propriedades cadastradas na ABCZ, promovendo a democratização do melhoramento genético.

Ao todo, 480 touros já participaram das sete edições do PNAT, 74 congelaram e tiveram suas doses distribuídas. Em 2016, 23 foram selecionados e estão em coleta em centrais parceiras, sendo que já estão sendo entregue doses aos rebanhos colaboradores e a expectativa da comissão organizadora do PNAT é de crescimento pelo menos de 20% em rebanhos colaboradores e número de doses distribuídas.

Deixe uma resposta