Notícias

Fazu promove aula prática de coleta de sêmen e avaliação andrológica de touros do PNAT

//
Comentário0
/
Categorias,

Os acadêmicos da disciplina de Biotécnicas da Reprodução e Manejo Reprodutivo do curso de Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) participaram ontem (09/08), sob orientação da professora MsC. Camila de Moraes Raymundo, de aula prática de coleta de sêmen e avaliação andrológica com os touros participantes do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), da ABCZ. A aula aconteceu no Curral de Manejo da Fazenda Escola da Fazu.

De acordo com a professora Camila, os acadêmicos puderam acompanhar os procedimentos de coleta de sêmen via eletroejaculador, avaliação andrológica, incluindo a mensuração de circunferência escrotal e largura testicular, além da ultrassonografia das glândulas anexas. “Acompanhando estas avaliações, os alunos aprenderam na prática como realizar de forma profissional e técnica a avaliação da qualidade seminal e reprodutiva de touros do PNAT, um dos mais importantes programas de melhoramento genético de zebuínos”, informa.

A professora Camila Raymundo agradece toda equipe responsável pelo procedimento do exame andrológico pela atenção e fornecimento de informações aos alunos durante o processo.

 

Deixe uma resposta