fbpx

Notícias

Fazu inicia projeto de coleta seletiva e reciclagem

//
Comentário0
/

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), preocupada com os impactos que a produção e os processos têm sobre a comunidade local e o meio ambiente, iniciou neste semestre, 2019/1, o projeto de responsabilidade socioambiental, Recicla Fazu. A iniciativa partiu da professora Dra. Amanda Pifano Neto Quintal, que visitou a Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu) e firmou a parceria.

O objetivo geral do projeto é coletar papel, inicialmente nos setores administrativos da faculdade, e destinar à Cooperu para reciclagem. O setor de Marketing é o ponto de coleta dos materiais que serão recolhidos todo final de semestre e enviados à Cooperativa.

De acordo com a professora Amanda, a ideia surgiu com uma simples pergunta: “Qual o destino desses papeis ao final de cada semestre?”. “Em minha casa separamos o lixo, já que a Cooperu realiza a coleta seletiva em meu bairro residencial. Imaginei que o mesmo poderia ser feito na Fazu, realizarmos o destino certo para todo o papel produzido na faculdade. Assim surgiu o Projeto Recicla Fazu, em fevereiro de 2019”, comenta.

A ideia é conscientizar as pessoas para preservação do meio ambiente e sustentabilidade, com a finalidade de evitar o desperdício, além de divulgar a cooperativa e promover ação social. “Reciclando o papel podemos diminuir o volume de lixo ocasionado pelo desperdício e ainda poupar árvores, pois a celulose é a matéria-prima para a fabricação do papel. Para cada tonelada de papel reciclado são poupadas aproximadamente 20 árvores. Pode-se avaliar proteção do meio ambiente a resultados econômicos, sociais, ecológicos e de economia de recursos naturais, através de uma destinação adequada do lixo”, afirma a professora Amanda.

A Fazu recolheu papel e lona plástica, mas a Cooperu ainda coleta alumínio macio e duro, latinhas, garrafas de vidro, metal, sucata, radiador, todo tipo de papel, jornal e revista, inox, antimônio, cobre misto, cobre mel, garrafas pet, plástico, papelão, PVC e caixaria, material relativos à informática.

O projeto terá continuidade, com a cooperação de todos setores da faculdade. O próximo passo será instituir o Recicla Fazu não somente nos setores administrativos, mas também para todo o Campus.

 

Deixe uma resposta