fbpx

Notícias

Empreendedorismo e inovação tecnológica no Agronegócio marcam 21º Porteira Adentro

//
Comentário0
/

Cerca de 5 mil pessoas visitaram a 21ª edição do Porteira Adentro, maior evento de extensão da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). Foram 126 projetos dos cursos de Agronomia, Agronegócio, Zootecnia, Secretariado Executivo, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet, com o objetivo de solucionar problemas e apresentar alternativas ligadas ao empreendedorismo e a inovação tecnológica para o agronegócio. Com o tema “Empreender para Crescer”, o Porteira Adentro aconteceu na sexta-feira (02/06), de 8h às 17h30, no campus da Fazu, em Uberaba/MG. O evento contou com o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MG).

A abertura do Porteira Adentro contou com importantes representantes da comunidade civil, política, administrativa, acadêmica e do agronegócio de Uberaba, além das autoridades da Fazu, com o diretor acadêmico e presidente da Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciência Agrárias (Fundagri), Carlos Henrique Cavallari Machado, e o diretor administrativo-financeiro da Fazu, João Machado Prata Júnior. A ABCZ marcou presença no Porteira Adentro com a visita ilustre de seu presidente Arnaldo Manoel de Souza Machado Borges e equipe, onde puderam conhecer e apreciar os projetos expostos. O Porteira Adentro contou também com um estande exclusivo da ABCZ Jovem que, na ocasião, teve como representante João Machado Prata Neto, que recebeu e explicou aos interessados os principais objetivos do projeto lançado durante a ExpoZebu 2017.

Com mais de 12 milhões de desempregados no Brasil, muitas pessoas veem no empreendedorismo uma forma de sobreviver a grave crise econômica atualmente vivida e o agronegócio é um campo fértil para empreender. “A 21ª edição do Porteira Adentro veio mostrar de diversas formas e temáticas, a potência do agronegócio e as possibilidades de crescimento e de carreira no setor. Com certeza, cada projeto apresentado serviu como fonte de ideias inovadoras e soluções para os visitantes, seja na implantação de uma ferramenta em uma fazenda ou até mesmo na criação de uma empresa. Os projetos apresentaram um alto nível técnico-acadêmico, além do Porteira Adentro 2017 ter sido um verdadeiro show de organização”, destaca o diretor acadêmico, Carlos Henrique Cavallari Machado.

O Porteira Adentro contou com grande diversidade de temas com projetos sobre melhoramento genético, reprodução, nutrição e alimentação animal, manejo da pastagem, zootecnia e agricultura de precisão, sustentabilidade, mercado de trabalho no agronegócio, agricultura orgânica, análises de sementes, pragas e doenças nas culturas, legalização ambiental, plantas medicinais, sistema ILPF, sistemas mobile, qr code, cerimonial, dentre outras áreas. O responsável pela organização do evento, João Batista Costa Junior, destaca que os trabalhos foram apresentados em estandes, posicionados da entrada principal da Fazu até o interior da Fazenda Escola. “Os projetos foram elaborados pelos alunos da Fazu, do 1º ao 9º período, com professor orientador. Os acadêmicos de cada grupo não foram necessariamente da mesma turma ou curso, o que estimulou a integração entre cursos e períodos. Além dos projetos de alunos da Fazu, o Porteira contou com a participação de projetos da Medicina Veterinária, curso ofertado em parceria com Universidade de Uberaba (Uniube) e a ABCZ”, conta.

Museu da Árvore

Com mais de 300 árvores nativas do cerrado, o Museu da Árvore chamou atenção dos visitantes da 21ª edição do Porteira Adentro. Foram três trabalhos dos cursos de Agronomia, Secretariado Executivo e Sistemas para Internet envolvidos na apresentação do local, conhecido também como Bosque da Fazu. Os visitantes eram recepcionados por uma equipe do curso de Secretariado Executivo, que contavam por meio de uma caminhada pelo bosque, o contexto histórico do local, criado há quase 40 anos pelo professor Hugo Prata, diretor da Fazu na época, e pelo senhor Argeu do Carmo Russo, na época colaborador na Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais.

Após as informações históricas, os alunos da Agronomia apresentavam sobre as espécies de árvores identificadas no local e, simultaneamente, integrantes do curso de Sistemas para Internet mostravam para os interessados a como obter mais informações sobre as árvores usando apenas o celular nas placas com sistema QR Code, código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. O bosque conta também com uma Capela Ecumênica, que possui um caminho contendo a oração de São Francisco de Assis, protetor dos animais e padroeiro da ecologia.

Fazendinha

A Fazendinha da Fazu abordou os principais cuidados com animais recém-nascidos. O projeto foi conduzido por alunos do 1º período do curso de Zootecnia e contou com a exposição de filhotes e mini animais, como coelhos, bezerros, pintinhos, leitões, potros, cordeiros, mina vaca, mini touro e mini pônei. “No Porteira Adentro explicamos aos visitantes sobre os cuidados com os filhotes, como na manutenção do calor corporal para os recém-nascidos, pois eles ainda não conseguem controlar sua temperatura corporal, além da importância de fornecer alimentos específicos e na frequência adequada, pois nesta fase são altamente dependentes da mãe ou pai para se alimentarem”, comenta a acadêmica do 1º período do curso de Zootecnia, Maria Júlia de Souza Gonçalves.

Doação de mudas

Os visitantes da 21ª edição do Porteira Adentro puderam levar para casa mudas de plantas nativas, exóticas, ornamentais, frutíferas e medicinais. Os alunos do Projeto Integrador ll, supervisionado pela Profa. Thaís Bean, realizaram as coletas das sementes no campus da Fazu e produziram durante o semestre centenas de mudas. No Porteira Adentro foram doados exemplares de hibisco, flamboyant mirim, funcho e clusia.

21 anos de Porteira Adentro

O Porteira Adentro acontece há 21 anos e é uma grande mostra do conhecimento acadêmico e das propostas de inovações tecnológicas para o campo, enriquecendo a formação do aluno e marcando sua passagem pela Fazu, através da interação entre acadêmicos, professores, empresas e a comunidade em geral.

Fotos: Leonardo Souza e Gabriel Soares ​

 

Deixe uma resposta