fbpx

Notícias

Diretor da Fazu recebe premiação internacional

//
Comentário0
/
Categorias

A homenagem “Cebú de Oro Internacional” foi concedida pelo presidente da Asocebu Bolívia em solenidade realizada em Santa Cruz de la Sierra

O zootecnista Carlos Henrique Cavallari Machado recebeu no último sábado (29/09) o prêmio “Cebú de Oro Internacional”, durante a Exposição Internacional de Santa Cruz (ExpoCruz 2018), promovida pela Asociación Boliviana de Criadores de Cebú (Asocebu). A premiação foi entregue pelo presidente de Asocebu, Mario Ignacio Anglarill. Além da premiação de Carlos Henrique, o pecuarista Erwin Rek López recebeu a premiação “Cebú de Oro Nacional”.

A premiação é uma homenagem a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e melhoramento genético das raças zebuínas no país. Carlos Henrique é diretor acadêmico da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) e presidente do Conselho Executivo da Fundagri (Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias). Na ocasião, o diretor Carlos Henrique se encontrou com egressos da faculdade.

A principal parceria internacional da Fazu é com a Asocebu, firmada em 2002, mas a faculdade recebe alunos estrangeiros desde a 2ª turma, em 1980. Após o convênio, inúmeros estudantes bolivianos se formaram na Fazu. Acadêmicos bolivianos estão cursando a graduação na Fazu, nos cursos de Zootecnia, Agronomia e Agronegócio.

Ike, como é conhecido por todos, é graduado em Zootecnia pela Fazu, quando a instituição ainda era Faculdade de Zootecnia de Uberaba, em 1991. Além disso, possui especializações em Agribusiness, também pela Fazu, em 1997, e em Produção de Ruminantes, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em 1998. Ike é mestre em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos, pela Universidade de Uberaba (Uniube), em 2015.

Na Fazu, Carlos Henrique começou como aluno, mas integrou o corpo docente logo após a graduação. Assim que se formou, começou a ministrar aula na Fazu na disciplina de Biotecnologia, e alguns anos passou a ministrar também as disciplinas de Zebutecnia e Ezoognósia.

Carlos Henrique é membro do Conselho Deliberativo Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e foi também superintendente adjunto de melhoramento genético da ABCZ por mais de 20 anos. Membro do Conselho Diretor do Instituto de Estudos Avançados em Veterinária “Caetano Borges”. É jurado efetivo das raças zebuínas e produtor rural.

Deixe uma resposta