Após um ano de trabalho da cultura em nossa Fazenda Escola, a Fazu promove na sexta, 21 de setembro, o Dia de Campo sobre o Cultivo de Mandioca de Mesa, com foco nas tecnologias para a região do Triângulo Mineiro.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE e venha aprender na prática conhecimentos do plantio à pós-colheita. Confira abaixo os temas que serão abordados no evento:

Clique aqui e inscreva-se!

Quando:
Sexta, 21 de setembro – 8h

Manejo e Tratos Culturais

Cultivares

Manejo da Irrigação

Pós-Colheita

Rendimento e Qualidade

Custo da Produção

O palestrante Josefino de Freitas Fialho vai falar sobre Manejo e Tratos Culturais do cultivo.

Josefino possui graduação em Engenharia Agronômica (1976) e mestrado em Microbiologia Agrícola (1985) pela UFV – Universidade Federal de Viçosa.

Atualmente, é pesquisador da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, mandioca, melhoramento participativo e seringueira.

O palestrante Eduardo Alano Vieira vai falar sobre os Cultivares de mandioca de mesa.

Eduardo possui graduação em Agronomia pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Recursos Genéticos Vegetais também pela UFSC (2002) e doutorado em Fitomelhoramento pela UFPEL – Universidade Federal de Pelotas (2005).

Atualmente, é pesquisador da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Recursos Genéticos e Melhoramento de Mandioca.

O palestrante Jorge Cesar dos Anjos Antonini vai falar sobre Manejo da Irrigação no cultivo.

Jorge é graduado (UFPEL – Universidade Federal de Pelotas, 1982) e pós-graduado (UFV – Universidade Federal de Viçosa, 1989) em Engenharia Agrícola, e também possui doutorado em Agronomia pela UFG – Universidade Federal de Goiás (2009).

Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Conservação de Solo e Água, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, manejo de água, tensiometria e drenagem.

A palestrante Sonia Maria Costa Celestino vai falar sobre a Pós-Colheita de mandioca de mesa.

Sonia possui graduação em Engenharia Química pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Desenvolvimento de Processos em Engenharia Química também pela UFU (1998) e doutorado em Biologia Molecular (Enzimologia) pela UnB – Universidade de Brasília (2005).

Atualmente, é pesquisadora da Embrapa Cerrados na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

O professor da Fazu Ricardo Moreira de Mendonça vai falar sobre Rendimento e Qualidade do cultivo.

Ricardo é graduado em Agronomia pela UFV – Universidade Federal de Viçosa (1990), especialista em Metodologia e Didática do Ensino pelas Faculdades Claretianas (1993) e mestre em Fitotecnia pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia (2006).

Atualmente, é professor na Fazu e responsável técnico do setor de hortaliças da Fazenda Escola da faculdade.
Atua na área de Agronomia e Zootecnia, com ênfase em em nutrição de plantas, produção e beneficiamento de sementes, cultivo hidropônico e convencional de espécies olerícolas e pós-colheita de grãos e hortaliças.

O professor da Fazu Guilherme Salge Roldão vai falar sobre o Custo de Produção da mandioca de mesa.

Guilherme possui graduação em Administração pela FCETM – Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (2003); MBA em Marketing pela FUNDACE/USP – Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia da Universidade de São Paulo (2006); pós-graduação em Plantas Ornamentais e Paisagismo pela UFLA – Universidade Federal de Lavras (2011) e mestrado em Educação pela Uniube – Universidade de Uberaba (2017).

Atua como empresário no comércio varejista de plantas ornamentais e paisagísticas há 12 anos. É gestor, consultor empresarial e docente nos cursos da Fazu, além de ter coordenado o curso de Agronegócio da faculdade na gestão 2015-2016.