fbpx

Notícias

Da fazenda à mesa: projeto na Fazu aproxima crianças ao processo de produção leiteira

//
Comentário0
/

Com olhares atentos e curiosos, crianças da Escola Estadual Gabriel Toti, localizada no bairro Tutunas, participaram na última sexta-feira (22/09), de um projeto na Semana de Responsabilidade Social da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). Intitulado de “Leite: da Fazenda à Mesa”. O projeto criado pela Profa. Dra. Paula Maria Pires do Nascimento Penido teve o objetivo de aproximar as crianças de escolas públicas ao processo de produção leiteira. O projeto contou com o apoio do Diretório Acadêmico da Zootecnia e da Profa. coordenadora Juliana Jorge Paschoal, além dos colaboradores da faculdade. A ação aconteceu no campus da Fazu, no Curral de Manejo da Fazenda Escola e no Núcleo em Excelência de Engenharia e Alimentos (NEEA).

De acordo com a Profa. Paula, a ideia foi mostrar o beneficiamento de leite e processamento de queijos, possibilitando a identificação e papel primordial dos profissionais envolvidos, a importância do consumo destes produtos. “Muitas crianças, futuro do nosso país e de nossas empresas, desconhecem os processos que envolvem a produção leiteria. O projeto apresentou em uma manhã agradável, como é feito todo procedimento até o queijo à mesa para consumo. Destacamos também a importância do consumo destes para sua vida e de sua família, assim como informamos a importância cultural sobre o patrimônio imaterial brasileiro de origem mineira”, destaca.

As crianças conheceram também a importância dos profissionais das Ciências Agrárias e sua relação na produção leiteira, como o médico veterinário e a importância da sanidade animal e qualidade do leite, o zootecnista e o papel da alimentação e seleção dos melhores animais e o agrônomo e a importância em se produzir comida de qualidade para os animais (relação qualidade de alimentos x sanidade animal).

O projeto iniciou às 8h, quando as crianças acompanharam a ordenhas das matrizes no curral da Fazenda Escola da Fazu. Após a ordenha, os estudantes realizaram um passeio pela fazenda até chegarem ao NEEA, onde participaram de uma palestra sobre a importância do leite para as distintas faixas etárias, beneficiamento do leite, produção dos diferentes tipos de queijos mineiros e também puderem entender a o impacto do queijo na vida do mineiro. Contaram ainda com uma aula prática, na qual puderam participar do preparo de queijo minas frescal. O projeto contou também com uma degustação de queijos mineiros curados(serro, salitre, canastra) e frescal. A ação social foi finalizada com um delicioso almoço servido por todos os envolvidos neste projeto.

Deixe uma resposta