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CPA - Comissão Própria de Avaliação

Como poderosa ferramenta de melhora e crescimento contínuos, a Avaliação Institucional objetiva contribuir para o aperfeiçoamento da prática pedagógica e administrativa da FAZU.

Avaliação Institucional Fazu

Sobre a CPA

História

Conquistas Alcançadas

10 Dimensões do SINAES

Integrantes

A Avaliação Institucional deve ser entendida como um processo contínuo de crescimento com o significado mais elevado que é a promoção do aperfeiçoamento.

Confira abaixo os Resultados das Avaliações Institucionais dos anos anteriores.

Resultados da Avaliação Institucional de 2015

Resultados da Avaliação Institucional de 2016

Resultados da Avaliação Institucional de 2017

Missão
Desenvolver e encaminhar o processo de Avaliação Institucional, analisando com responsabilidade as informações obtidas e propondo sugestões de melhorias para o desenvolvimento da Instituição.

Objetivo Geral
Com o foco de atuação na análise integral e integrada das 10 dimensões do SINAES, a CPA da FAZU tem como objetivo garantir o levantamento de informações de todo o processo avaliativo da instituição ao público acadêmico, respeitando a identidade e a diversidade dos cursos que oferece. Também tem o objetivo de promover a participação de todos os envolvidos no processo educacional, bem como a representatividade da sociedade civil organizada.

Objetivos Específicos
– Estabelecer uma metodologia quantitativo-qualitativa que permita gerar um banco de dados consistentes e integrados, para a construção de indicadores relevantes de diagnóstico, controle e autoconhecimento, visando a melhoria da qualidade de ensino.
– Elaborar os mecanismos a serem implementados no processo avaliativo, bem como suas formas de tabulação e aproveitamento dos resultados obtidos.
– Fornecer ao corpo diretivo sobre o desempenho da Instituição elementos que permitam o dimensionamento de políticas de ensino e de gestão acadêmica.

Metodologia
Serão aplicados questionários aos diversos segmentos da FAZU, egressos dos cursos e representantes da comunidade regional, objetivando diagnosticar a realidade atual da Instituição. Os resultados dos referidos questionários subsidiarão o processo de análise e definição de uma política de melhoria do desempenho institucional.

Denominada Comissão Própria de Avaliação, a CPA foi criada pela Legislação de Ensino Superior do MEC – pela Lei 10.861 de 10 de abril de 2004 e pelo Decreto 5.773 de 9 de maio de 2006. Essa comissão é elemento obrigatório para todas as instituições de ensino superior do País e tem por objetivo avaliar a IES de forma autônoma, apresentando seu relatório de avaliação para o dirigente institucional e para o INEP, possibilitando à IES o aperfeiçoamento de seus processos internos no que diz respeito às 10 dimensões do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior).

A Comissão Própria de Avaliação da FAZU foi constituída em 14 de Outubro de 2004.
É responsável pela condução dos processos de avaliação interna, sistematização e prestação de informações solicitadas pela CONAES/MEC.

A CPA da FAZU tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Instituição.
Todos os semestres, a FAZU envolve acadêmicos, colaboradores e docentes em torno das atividades da Comissão Própria de Avaliação. Por meio da avaliação, é possível chegar aos gargalos existentes na instituição e encontrar soluções inteligentes que beneficiem toda a comunidade acadêmica. O processo é contínuo e analisa a opinião de alunos, professores, técnicos administrativos e da sociedade civil organizada.

A pesquisa levanta dados da estrutura da faculdade, avaliando o desempenho dos docentes, além da estrutura e os serviços prestados pela instituição, incluindo a política de atendimento, extensão e a responsabilidade social.

O sistema permite que os participantes preencham o questionário em casa, no escritório ou nos laboratórios da faculdade, que ficam à disposição da comunidade no período de realização da avaliação.

Os processos de avaliação ocorrem desde 2004 e os frutos do trabalho podem ser observados no cotidiano da instituição.

Entre os exemplos de aperfeiçoamento oriundos da CPA, podemos citar as seguintes melhorias:
– aumento do número de vagas do estacionamento;
– participação de toda a comunidade acadêmica na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional;
– implantação da Fazu Virtual, escola de ensino à distância da Fazu;
– intensificação de aulas práticas na Fazenda Escola – projeto integrador com aulas práticas para cada unidade da matriz curricular da Fazu;
– aplicação de metodologias ativas em sala de aula;
– aumento do número de cursos de extensão universitária;
– implantação da Política de responsabilidade social da Fazu;
– criação do Egresso Online, portal de acompanhamento dos ex-alunos;
– a melhoria na cantina da faculdade;
– a iluminação no estacionamento do campus;
– a instalação de espelho nos banheiros femininos;
– a climatização de todas as salas de aula;
Dentre outros anseios da comunidade acadêmica.

É por meio das respostas que a comissão pode direcionar se a FAZU esta cumprindo ou não suas metas.
Logo, é necessário que o questionário seja respondido de forma a retratar a realidade da Instituição. O sistema de avaliação foi criado de forma a manter o sigilo do servidor e do aluno que a responde.

A CPA da FAZU é regida segundo as 10 dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. São elas:

1. Missão e Desenvolvimento Institucional.

2. As políticas para a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluindo os estímulos para a produção acadêmica, para as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.

3. A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere em sua contribuição à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

4. A comunicação com a sociedade.

5. As políticas de pessoal, de carreira do corpo docente e técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, seu desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.

6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios.

7. Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.

8. Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional.

9. Políticas de atendimento ao estudante.

10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

» Márcia Carvalho da Silva – Representante do corpo técnico-administrativo e Coordenadora da CPA;

» Josiane Aparecida das Graças Miguel – Representante do corpo técnico-administrativo;

» Saulo Strazeio Cardoso – Representante do corpo docente;

» Danielle Leal Matarim – Representante do corpo docente;

» Lucas Mendes Vieira – Representante do corpo discente;

» Matheus Henrique Ferreira – Representante do corpo discente;

» Cássia Custódio Simões – Representante da comunidade;

» Fátima Paulino – Representante da comunidade;

» Sávio Caldeira Bahia Lima – Representante dos egressos;

» Valesca Vilela Andrade – Representante dos egressos.

  • Clique aqui e acesse a Portaria que rege sobre a composição dos membros da CPA e suas respectivas representações