Fazu News

Saiba o que acontece na Fazu

Conheça a programação do Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promove nos dias 23, 24 e 25 de agosto, durante a ExpoGenética, o Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável. O evento acontece no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, dentro do Parque Fernando Costa.

A principal exposição de animais avaliados do país chega à sua 9ª edição, mantendo uma fórmula de sucesso na dinâmica de elaboração do roteiro de atividades. Para atender o perfil do público que acompanha, se interessa e frequenta a mostra, os organizadores promoverão na ExpoGenética 2016 uma série de atividades e o Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável.

O objetivo do Fórum é criar um espaço aberto à sociedade latino-americana, com a finalidade de discutir ações que contribuam para a preservação do meio ambiente, para a minimização da produção de rejeitos e de gases que afetam a atmosfera, para promover o conhecimento e incentivar o debate entre agricultores, pecuaristas, representantes governamentais, pesquisadores e estudantes.

“Os problemas e as consequências da utilização sistemática dos recursos naturais na produção agrícola e pecuária, devem ser discutidos. Conhecer novos estudos de caso e pesquisa é importante para elaborar uma agenda de trabalho que contenha sugestões de políticas públicas adequadas ao setor. Outra frente do Fórum é a de identificar ferramentas de trabalho para a gestão e o desenvolvimento ambiental”, explica Renata Serafim, coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Fazu.

A realização do evento também deve promover os contatos e o intercâmbio de conhecimentos com os países vizinhos e com os parceiros da Fazu e da ABCZ que estão trabalhando com fatores e fenômenos ligados a mudanças climáticas, provenientes da pecuária e agricultura. “Não há melhor palanque para a realização de um evento como esse do que a ExpoGenética. A mostra tem no DNA os genes da pesquisa e da inovação e nunca o tema ambiental deixou de ser abordado aqui. Será um grande evento da ABCZ, Fazu e seus  parceiros. A maioria das entidades com as quais temos parceria na América Latina enviará representantes e contará com um espaço para anunciar seus avanços em palestras. Tenho certeza que será um grande momento para troca de experiências e possibilidades de intercâmbio tecnológico ” diz o Diretor Acadêmico da FAZU, Carlos Henrique Cavallari Machado.

Os organizadores querem saber se realmente a pecuária e a agricultura interferem na emissão de gases poluentes, e em que nível isso acontece. Os painéis voltados à pecuária e agricultura serão o espaço para que cada participante apresente os resultados das pesquisas que estão sendo realizadas no segmento do agronegócio sustentável, e para que a partir daí sejam discutidas as propostas de cada país no sentido de minimizar os problemas e esclarecer.

“O foco do momento é alcançar maior produtividade com a máxima redução de gases de efeito estufa, provenientes de quaisquer setores. Abordaremos a seleção de animais com máxima eficiência alimentar, a qualificação da mão-de-obra voltada ao bem-estar animal, o uso racional da água, enfim, são muitos assuntos ligados à sustentabilidade econômica, ambiental e social da pecuária e agricultura”, completa Renata Serafim. A abertura do Fórum será no dia 23 de agosto, às 19h, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, e nos dias 24 e 25 as atividades serão desenvolvidas das 8h às 18h no mesmo local. As inscrições já estão abertas em fazu.br/forum e o investimento é de R$ 80,00 para estudantes e R$ 160,00 para profissionais.

Arte

 

Fonte: Márcia Benevenuto / ABCZ

 

 

Deixe uma resposta