Notícias

Com renomados especialistas, Fazu promove Dia de Campo sobre o Cultivo de Mandioca de Mesa

O evento é gratuito e os participantes poderão aprender, na prática, conhecimentos do plantio à pós-colheita, com foco nas tecnologias para a região do Triângulo Mineiro

Macaxeira, aipim, maniva, manaíba, carimã, uaipi e castelinha. Ligados às diferentes regiões de produção, esses são os nomes populares da brasileiríssima mandioca (Manihot esculenta Crantz). Raiz do Brasil, com presença frequente nos pratos dos brasileiros, também alimenta mais de 500 milhões de pessoas no mundo.

Com objetivo de fomentar o cultivo da mandioca, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promove na próxima sexta-feira (21), às 8h, o Dia de Campo sobre o Cultivo de Mandioca de Mesa, no campus da faculdade, localizado na Avenida do Tutuna, 720, Bairro Tutunas, em Uberaba/MG. O evento surgiu após um ano de trabalho intensivo da cultura na Fazenda Escola.

Com a participação de renomados palestrantes, o Dia de Campo irá abordar os seguintes temas: Manejo e Tratos Culturais; Cultivares; Manejo da Irrigação; Pós-Colheita; Rendimento e Qualidade e Custo da Produção. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. Para participar, clique aqui e inscreva-se.

O palestrante Josefino de Freitas Fialho vai abordar sobre Manejo e Tratos Culturais do cultivo. Fialho é mestre em Microbiologia Agrícola pela UFV e pesquisador da Embrapa. Já o palestrante Eduardo Alano Vieira vai ministrar palestra sobre os Cultivares de mandioca de mesa. Eduardo é doutor em Fitomelhoramento pela UFPEL e pesquisador da Embrapa.

Já o palestrante Jorge Cesar dos Anjos Antonini, doutor pela UFG, vai abordar a área de Manejo da Irrigação no cultivo. A palestrante Sonia Maria Costa Celestino vai abordar sobre a Pós-Colheita de mandioca de mesa. Sonia é mestre em Desenvolvimento de Processos em Engenharia Química pela UFU e doutora em Biologia Molecular (Enzimologia) pela UnB. Atualmente, é pesquisadora da Embrapa Cerrados.

O professor da Fazu Ricardo Moreira de Mendonça vai falar sobre Rendimento e Qualidade do cultivo. Ricardo é mestre em Fitotecnia pela UFU e responsável técnico pelo setor de hortaliças da Fazenda Escola da Fazu. Também da Fazu, o professor Guilherme Salge Roldão vai abordar sobre o Custo de Produção da mandioca de mesa. Guilherme é mestre em Educação pela Uniube e atua como empresário no comércio varejista de plantas ornamentais e paisagísticas há 12 anos.

O evento é realizado pela Fazu, em parceria com a Emater, Embrapa Cerrados e Secretaria do Desenvolvimento do Agronegócio. O Dia de Campo recebe também como patrocinados, o Pro Farmers, Amur, Supermercado Foscarini, Agro Zap, Agronelli, Certrim e Sindicato Rural de Uberaba.

Deixe uma resposta