fbpx

Notícias

Com propostas tecnológicas, sustentáveis e lucrativas para o campo, Fazu realiza o 23º Porteira Adentro

//
Comentário0
/

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu na última sexta-feira (07), das 8h às 17h30, alunos, professores, pesquisadores e produtores rurais para o maior evento de extensão da faculdade, o 23º Porteira Adentro. Em um novo formato, o evento contou com projetos dos cursos de Agronegócio, Agronomia, Zootecnia e Sistemas de Informação. A abertura contou com importantes representantes políticos, empresariais e institucionais. A Fazu realizou também a abertura oficial do Centro de Referência em Empreendedorismo e Inovação para o Agronegócio (Celeiro Fazu).

Com projetos divididos em estações, o Porteira Adentro este ano contou com trabalhos nas áreas de produção e nutrição vegetal, mecanização agrícola, fitossanidade, práticas de manejo e bem-estar animal, reprodução e melhoramento animal, gestão ambiental e métodos de controle alternativos, inovações na agricultura e instituições de apoio ao produtor rural. “Neste novo formato observamos uma maior organização por parte dos grupos. Com os alunos concentrados em uma determinada área ficou mais fácil dos visitantes conhecerem mais projetos em menos tempo, além do espaço que ficou mais amplo e acessível”, afirma o coordenador do setor de Pesquisa, Extensão e Inovação e responsável pelo Porteira Adentro, Luan Odorizzi.

O zootecnista e produtor de cana-de-açúcar, Marcelo Marchezzi, que é egresso do curso de Zootecnia da Fazu, de 1988, e veio de Ribeirão Preto (SP) para prestigiar os trabalhos dos filhos, Felipe e Rodrigo Marchezzi, acadêmicos da Agronomia. “Já participei em outros anos e, neste ano, percebi trabalhos muito mais técnicos, os alunos mais empenhados, com projetos importantes e esclarecedores. Eu fico muito feliz em ver que os meus filhos seguiram os meus passos, escolhendo a Fazu, e contribuindo para o desenvolvimento do Agronegócio. O Felipe atua na empresa júnior, ProFarmers, e hoje eles nos ajudam com soluções e propostas na nossa produção de cana-de-açúcar”, comenta.

Estação Institucional – Os visitantes do 23º Porteira Adentro puderam fazer inscrições gratuitas para os vestibulares de junho e de dezembro para os cursos de Agronegócio, Agronomia e Zootecnia, além de conhecerem e obterem mais informações sobre os cursos de pós-graduação da Fazu. Durante o Porteira, a Fazu promoveu sessões de tour guiado pelo campus da faculdade. O “trenzinho” chamou a atenção dos visitantes, que passaram a conhecer os setores agropecuários instalados nos quase 200 hectares da Fazenda Escola da Fazu. O setor de Viveiro de Mudas da Fazu promoveu também doações de mudas de amora, terramicina, boldo, tento carolina, bálsamo, palmeira areca, hibisco vermelho, goiaba vermelha, oiti e leucena.

Muito importante também foi a presença das Empresas Juniores da Fazu. Os alunos integrantes da ProFarmers e da FazuPec estiveram disponíveis para esclarecer dúvidas e apresentar os projetos desenvolvidos dentro e fora da Fazenda Escola. Além das ações sociais institucionais, a Fazu concedeu espaço para a AME (Associação Mineira de Equoterapia de Uberaba), que esteve presente com um trailer comercializando produtos com o objetivo de arrecadar recursos financeiros e divulgar o trabalho realizado pela instituição.

Celeiro Fazu – O Centro de Referência em Empreendedorismo e Inovação para o Agronegócio (Celeiro Fazu) foi lançado oficialmente no Porteira Adentro 2019. O Celeiro é o 1º hub de inovação 100% voltado ao agro de Minas Gerais. Localizado no campus da Fazu, o Celeiro é um espaço que reúne empresas nascentes de base tecnológica com alto potencial de crescimento – as startups –, além de empresas e potenciais investidores. Um espaço voltado para a geração de negócios.

O Porteira Adentro foi palco do 1º AgroTalks, o primeiro evento promovido pelo Celeiro Fazu após seu lançamento oficial. O AgroTalks recebeu empreendedores, investidores, pesquisadores, produtores rurais e especialistas de várias áreas do mercado, além de promover os workshops: “Workshop de Validação de Startups”, “Workshop de Design Thinking” e “Workshop de Pitch”.

“Ao longo de mais de quatro décadas, a Fazu se consolidou como um polo de ensino no Brasil e no exterior. O Celeiro vem para somar e, definitivamente, colocar a faculdade como uma importante protagonista no mundo agro 4.0, fornecendo e desenvolvendo tecnologias, agronômicas, zootécnicas e de gestão, e estruturando ainda mais a cultura do empreendedorismo inovador na instituição”, afirma o diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado.

Clique aqui e confira todas fotos.

Deixe uma resposta