fbpx

Notícias

Com apresentação de trabalhos científicos, Zootec 2019 valoriza estudantes de Zootecnia

//
Comentário0
/
Categorias,

Mais de 1.100 trabalhos científicos alunos de graduação e pós-graduação, de todo país, foram aprovados no 29º Congresso Brasileiro de Zootec (Zootec2019). Os trabalhos foram submetidos nas áreas de atuação do zootecnista: Melhoramento Genético, Reprodução, Nutrição e Bem-Estar Animal.  Em cada área, os trabalhos, em três espécies distintas mais bem pontuados, foram apresentados oralmente durante cada painel e fizeram parte da programação oficial do Congresso. O Zootec 2019 aconteceu de 13 a 16 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Segundo o coordenador científico da Comissão do Zootec 2019, Luan Alberto Odorizzi, o objetivo foi uma maior valorização dos trabalhos científicos inscritos para apresentação durante o evento. “Na Fazu trabalhamos muito a parte de pesquisa. Desta forma, inserimos a apresentação dos melhores trabalhos na programação do Zootec para incentivamos a pesquisa, promovendo a disseminação de informações atualizadas e a descoberta de novos talentos para a ciência. Esperamos que as próximas edições do Zootec também concedam essa oportunidade aos estudantes”, afirma Odorizzi

O Painel Nutrição Animal contou com as seguintes plenárias: Plenária “Efeito da suplementação proteica-energética no peso corporal de matrizes nelore gestantes”, com a Isabela Modolo Ruy (FZEA/USP), a Plenária “Efeito de híbridos de milho, temperatura de secagem e suplementação de enzimas sobre a morfometria intestinal de frangos de corte”, com a Tânia Luiza Kohler (Unioeste) e Plenária “Perfil metabólico de cordeiros Dorper x Santa Inês com eficiência divergente para consumo e ganho de peso residual”, com a Júlia Marina Zanotelli (UFPR).

Já no Painel Melhoramento Animal, os congressistas assistiram as seguintes plenárias: Plenária “Habilidade de permanência no rebanho em partos consecutivos em bovinos Hereford e Braford”, com Gabriele de Souza Silva Fernandes (UFMT), a Plenária “Endoparasitoses e a padronização racial de ovinos Santa Inês”, com Ricardo Dutra do Bem (IZ) e o “Efeito da triploidização com diferentes temperaturas sobre a sobrevivência e desempenho do Tambaqui na fase larval”, com Jose Fernando Bibiano Melo (Univasf).

No Painel Manejo e Reprodução Animal, os participantes puderam assistir a Plenária “Produção de radicais livres em sêmen criopreservado de bovinos zebuínos e taurinos”, com o Rodrigo Cruz de Freitas Lima (UFS). Já a Plenária “Influência da idade da ovelha e do tipo de parto sobre características ao nascimento de cordeiros”, com Marco Antônio Kasper e Eduarda Taschetto (UFSM). A Plenária “Comparação da viabilidade espermática entre reprodutores suínos de linhagens distintas durante 96 horas de refrigeração”, com a Nayra de Paula Montijo de Oliveira Barbosa (ICA/UFMG).

Por fim, o Painel Bem-Estar Animal contou com as plenárias: Monitoramento eletrônico do comportamento de novilhas de corte mantidas em sistema de ILPF”, com a Andréa do Nascimento Barreto (UFPA), a Plenária “Enriquecimento ambiental melhora o desempenho e minimiza o estresse da desmama em cordeiros”, com a Catiucia Oliveira Miranda (APTA/SAA) Plenária “Expressão de proteínas do sistema antioxidante em abelhas apis mellifera nutrizes expostas a associação do inseticida Fipronil e fungicida Piraclostrobina”, com Rodrigo Zaluski (UFMS).

“Ter a oportunidade de apresentar o trabalho da minha equipe em um dos maiores eventos de Zootecnia do Brasil, em Uberaba, a terra do Zebu, que tanta importância tem para a produção animal nacional e mundial foi uma experiência ímpar. Dividir o momento com profissionais renomados e estar presente na mesa redonda com os mesmos e responder a questionamentos dos participantes do evento me promoveu motivação, orgulho e a certeza de que ainda há muito conhecimento que necessito, mas que caminho na direção correta”, enfatiza o participante da plenária “Endoparasitoses e a padronização racial de ovinos Santa Inês”, Ricardo Dutra do Bem.

Daniela Miranda/Barbara Lemes
Assessoria de Imprensa – Zootec 2019
(34) 9 9689-1571 | (34) 9 9209-2173 – WhatsApp Especial Zootec

Fotos: Paulo Lúcio

Deixe uma resposta