Fazu News

Saiba o que acontece na Fazu

Com apresentação de trabalhos científicos, Zootec 2019 valoriza estudantes de Zootecnia

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias,

Mais de 1.100 trabalhos científicos alunos de graduação e pós-graduação, de todo país, foram aprovados no 29º Congresso Brasileiro de Zootec (Zootec2019). Os trabalhos foram submetidos nas áreas de atuação do zootecnista: Melhoramento Genético, Reprodução, Nutrição e Bem-Estar Animal.  Em cada área, os trabalhos, em três espécies distintas mais bem pontuados, foram apresentados oralmente durante cada painel e fizeram parte da programação oficial do Congresso. O Zootec 2019 aconteceu de 13 a 16 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Segundo o coordenador científico da Comissão do Zootec 2019, Luan Alberto Odorizzi, o objetivo foi uma maior valorização dos trabalhos científicos inscritos para apresentação durante o evento. “Na Fazu trabalhamos muito a parte de pesquisa. Desta forma, inserimos a apresentação dos melhores trabalhos na programação do Zootec para incentivamos a pesquisa, promovendo a disseminação de informações atualizadas e a descoberta de novos talentos para a ciência. Esperamos que as próximas edições do Zootec também concedam essa oportunidade aos estudantes”, afirma Odorizzi

O Painel Nutrição Animal contou com as seguintes plenárias: Plenária “Efeito da suplementação proteica-energética no peso corporal de matrizes nelore gestantes”, com a Isabela Modolo Ruy (FZEA/USP), a Plenária “Efeito de híbridos de milho, temperatura de secagem e suplementação de enzimas sobre a morfometria intestinal de frangos de corte”, com a Tânia Luiza Kohler (Unioeste) e Plenária “Perfil metabólico de cordeiros Dorper x Santa Inês com eficiência divergente para consumo e ganho de peso residual”, com a Júlia Marina Zanotelli (UFPR).

Já no Painel Melhoramento Animal, os congressistas assistiram as seguintes plenárias: Plenária “Habilidade de permanência no rebanho em partos consecutivos em bovinos Hereford e Braford”, com Gabriele de Souza Silva Fernandes (UFMT), a Plenária “Endoparasitoses e a padronização racial de ovinos Santa Inês”, com Ricardo Dutra do Bem (IZ) e o “Efeito da triploidização com diferentes temperaturas sobre a sobrevivência e desempenho do Tambaqui na fase larval”, com Jose Fernando Bibiano Melo (Univasf).

No Painel Manejo e Reprodução Animal, os participantes puderam assistir a Plenária “Produção de radicais livres em sêmen criopreservado de bovinos zebuínos e taurinos”, com o Rodrigo Cruz de Freitas Lima (UFS). Já a Plenária “Influência da idade da ovelha e do tipo de parto sobre características ao nascimento de cordeiros”, com Marco Antônio Kasper e Eduarda Taschetto (UFSM). A Plenária “Comparação da viabilidade espermática entre reprodutores suínos de linhagens distintas durante 96 horas de refrigeração”, com a Nayra de Paula Montijo de Oliveira Barbosa (ICA/UFMG).

Por fim, o Painel Bem-Estar Animal contou com as plenárias: Monitoramento eletrônico do comportamento de novilhas de corte mantidas em sistema de ILPF”, com a Andréa do Nascimento Barreto (UFPA), a Plenária “Enriquecimento ambiental melhora o desempenho e minimiza o estresse da desmama em cordeiros”, com a Catiucia Oliveira Miranda (APTA/SAA) Plenária “Expressão de proteínas do sistema antioxidante em abelhas apis mellifera nutrizes expostas a associação do inseticida Fipronil e fungicida Piraclostrobina”, com Rodrigo Zaluski (UFMS).

“Ter a oportunidade de apresentar o trabalho da minha equipe em um dos maiores eventos de Zootecnia do Brasil, em Uberaba, a terra do Zebu, que tanta importância tem para a produção animal nacional e mundial foi uma experiência ímpar. Dividir o momento com profissionais renomados e estar presente na mesa redonda com os mesmos e responder a questionamentos dos participantes do evento me promoveu motivação, orgulho e a certeza de que ainda há muito conhecimento que necessito, mas que caminho na direção correta”, enfatiza o participante da plenária “Endoparasitoses e a padronização racial de ovinos Santa Inês”, Ricardo Dutra do Bem.

Daniela Miranda/Barbara Lemes
Assessoria de Imprensa – Zootec 2019
(34) 9 9689-1571 | (34) 9 9209-2173 – WhatsApp Especial Zootec

Fotos: Paulo Lúcio

Deixe uma resposta

situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya situs togel online situs togel online terpercaya situs togel online toto macau Situs togel online terpercaya TOTO MACAU situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya judi slot deposit pulsa situs togel online terpercaya togel Online Slot terpercaya bandar togel terpercaya Situs Judi Slot Online Terpercaya judi slot online deposit pulsa situs judi togel online situs togel online terpercaya bandar togel online terpercaya bandar togel terpercaya situs togel online terpercaya bandar togel terpercaya agen slot online terpercaya Situs togel Online Terpercaya Toto Macau Situs togel online TOTO MACAU situs togel online terpercaya situs togel macau terpercaya bandar togel macau online terpercaya bandar togel singapore SGP terpercaya bandar togel macau terpercaya judi slot online deposit pulsa tanpa potongan bandar togel macau terpercaya situs togel online terpercaya Situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya situs togel online toto macau terpercaya