fbpx

Notícias

Acadêmico da Zootecnia Fazu ministra minicurso de piscicultura no IFTM

//
Comentário0
/
Categorias,

Grande fomentador da piscicultura, cultivo de peixes principalmente de água doce, o acadêmico do 7º período do curso de Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Douglas Bernini Milagres, ministrou um minicurso de piscicultura, com duração de 4h, para alunos do curso de Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), campus Uberaba. O minicurso foi ministrado na última semana em evento de comemoração pelo Dia do Zootecnista.

Pescador há mais de 15 anos, Douglas começou a atuar na área da piscicultura há três anos. “Comecei a trabalhar inicialmente com criação de peixes em sistemas de caixa d’água, depois em sistemas fechados e tanques escavados”, comenta o aluno. Douglas conduz, desde novembro de 2017, projeto de responsabilidade social com criação de peixes no Centro Terapêutico Fruto de Rua. O objetivo do projeto é proporcionar uma fonte de alimento para as pessoas que estão em tratamento e promover o entretenimento com a pescaria.

A piscicultura é um dos ramos da aquicultura, que desenvolve o cultivo de peixes e outros organismos aquáticos. Essa modalidade de criação cresceu muito nos últimos anos e movimenta uma parte importante da economia do mercado no Brasil atualmente. Graças ao extenso território litorâneo do país, além da enorme produção local, o Brasil se tornou um dos países que mais consome peixe no mundo.

Na piscicultura a criação dos peixes é monitorada, as espécies são totalmente controladas, desde o início da vida até o momento em que atingem a condição ideal para consumo, com o uso de ferramentas, substâncias específicas e acompanhamento periódico para estimular o crescimento saudável dos animais.

A aquicultura no país vive um momento de crescimento. Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) “O Estado Mundial da Pesca e Aquicultura 2016”, o crescimento baterá 104% na produção da pesca até 2025. Em 2013, o Brasil produziu 392.500 toneladas de peixes em cativeiro. O valor da produção foi de R$ 2,02 bilhões.

Deixe uma resposta