fbpx

Notícias

Abertura oficial do Zootec 2019 é marcada por homenagens

//
Comentário0
/
Categorias,

O Zootec é palco de inúmeras atividades relacionadas ao tema central “Tecnologias que alimentam o mundo”

Marcada por homenagens a zootecnistas, a abertura oficial da 29ª edição do Congresso de Zootecnia do Brasil (Zootec 2019) foi realizada hoje (14), no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, no Parque Fernando Costa/ABCZ, em Uberaba (MG). O maior Congresso de Zootecnia do Brasil começou nesta terça-feira e ocorre até sexta-feira (16). A palestra magna abordou sobre a evolução das raças zebuínas.

Participaram da solenidade de abertura, o diretor acadêmico da Fazu e presidente do Zootec 2019, Carlos Henrique Cavallari Machado, o presidente da ABZ (Associação Brasileira de Zootecnistas), Marinaldo Divino Ribeiro, o presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), Bruno Divino Rocha, o William Rodrigues de Brito, gerente regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG), entre outras autoridades políticas e do agronegócio.

A ABZ premiou neste ano Luiz Alexandre Filho, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Verônica Oliveira Vianna, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); e Safira Valença Bispo, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o acadêmico Allison Queiroz de Oliveira, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Luiz Alexandre recebeu a honraria de Zootecnista do Ano, através do Prêmio do Professor José Francisco Sanchotene Felice. Já Verônica teve seu nome escolhido para o Prêmio Professor Ambires Cecílio Machado Riella, “Zootecnista Educador”. Safira foi condecorada com o Prêmio Mário Hamilton Vilela, “Coordenador do Ano”. E Allison foi escolhido para receber o Prêmio Destaque Estudantil em Zootecnia “Estudante 10”.

Para Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da ABZ, os nomes escolhidos fazem jus ao alto nível que a Zootecnia brasileira se encontra atualmente. “Todos os anos nós recebemos inscrições de zootecnistas incríveis de todas as partes do país e é sempre muito difícil a escolha, justamente porque os currículos dos participantes são cada vez mais fortes. Mas assim como nas últimas edições, os nomes escolhidos indicam que estes zootecnistas tem feito a diferença para o crescimento da nossa profissão”.

O CRMV-MG premiou na categoria “Destaques da Zootecnia 2019” os zootecnistas: André Rabelo Fernandes; Christian Milani Resende; Henrique Torres Ventura; José Geraldo Borges Celani; Limírio Cézar Bizinotto; Paulo Fortes de Andrade; Samuel Guiné De Mello Carvalho e Sérgio Luiz Faina.

No “Destaque Nacional”, recebeu a honraria o zootecnista Luiz Antônio Josahkian. “Receber a homenagem em si já é muito significante. Receber em um momento em que a Fazu, que é minha entidade de formação e quem está organizando o evento, torna ela mais especial ainda. Receber essa homenagem junto com tantos colegas, me deixou mais feliz ainda.  Poder compartilhar esse momento com eles foi realmente uma honra. Somando tudo, a homenagem em si, ela estar vindo num momento em Uberaba, minha cidade natal, com a Fazu, reveste ela demais”, destaca Josahkian.

Daniela Miranda/Barbara Lemes
Assessoria de Imprensa – Zootec 2019
(34) 9 9689-1571 | (34) 9 9209-2173 – WhatsApp Especial Zootec

Fotos: Paulo Lúcio

Deixe uma resposta