fbpx

Notícias

ABCZ divulga lista de candidatos ao PNAT 2020

//
Comentário0
/
Categorias,

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), por meio do PMGZ Corte, divulgou na manhã desta sexta-feira (1º) a lista prévia dos animais candidatos a edição 2020 do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT).

A relação é baseada na Avaliação Genética 2019-2, e foi divulgada antecipadamente para que os criadores possam agendar uma visita técnica com o objetivo de escolherem os melhores animais entre os possíveis candidatos. “Desta forma, terão a oportunidade de manterem os animais na propriedade para que o Técnico da ABCZ possa fazer a avaliação fenotípica, condição fundamental para a participação no TDEA/PNAT 2020”, destaca Ismar Carneiro, gerente de Provas Zootecnicas da ABCZ.

Carneiro destaca ainda que a lista poderá sofrer alterações quando a Avaliação Genética 2020-1 for liberada, e outros animais também atingirem os índices satisfatórios de avaliação genética para serem incluídos na relação. Nesse mesmo sentido, os animais que tiverem a avaliação alterada para um índice igual ou superior a DECA 3 no iABCZ, serão retirados da lista atual. “A lista não é definitiva, mas pode ser usada como um referencial provisório dos candidatos ao PNAT, já que não são esperadas grandes variações. E nosso objetivo com essa relação, divulgada mais cedo do que normalmente acontece, é justamente para atender um pedido dos próprios criadores, que querem escolher com ainda mais filtro os animais que irão participar do programa”, ressalta.

Fique por dentro. Mais uma vez, para selecionar os candidatos ao PNAT, alguns critérios foram estipulados para todas as raças. Confira:

  • DECA iABCZ igual a 1;
  • DECA menor ou igual a 5 para pelo menos uma característica dentro de cada agrupamento: crescimento, materna e reprodutiva;
  • 18 a 30 meses de idade na ExpoGenética 2020;
  • Pai com DECA iABCZ menor ou igual a 2.

Para acessar a lista completa de animais, clique aqui. Em breve, a relação por ‘Criador’ também estará disponível no Sistema de Avaliação Genética do PMGZ, por meio da Página de Comunicações Eletrônicas.

Fonte: Mário Sérgio Santos / Imprensa ABCZ

Deixe uma resposta