fbpx

Notícias

ABCZ abre inscrições para Curso de Julgamento de Zebuínos

//
Comentário0
/
Categorias,

Entre os dias 17 e 21 de julho acontece mais uma edição do Curso de Noções em Morfologia e Julgamento de Zebuínos realizado pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). O encontro é aberto a todos os interessados, sem limite de idade e qualificação profissional.

O curso é realizado anualmente. Nele, os participantes aprendem sobre os critérios de julgamento e características das raças zebuínas, além de aulas práticas sobre padrão de avaliação de bovinos. O objetivo do curso é unir conhecimentos teóricos e práticos. As palestras são ministradas por jurados e técnicos da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). “O curso serve tanto para formar novos jurados auxiliares, quanto para transferência de tecnologia na área de seleção e classificação de animais das raças zebuínas”, explica Luiz Antonio Josahkian, superintendente técnico da ABCZ.

E foi em busca das informações técnicas que a então estudante de zootecnia Rayanne Lage Cordeiro resolveu participar do curso oferecido em 2010. “Ainda não tinha tido muito contato com as diferentes raças zebuínas. O curso me ajudou muito. O que você aprende é aplicado na vida prática”, afirma a hoje zootecnista e jurada efetiva da ABCZ.

Além de transmitir conhecimentos, o curso de julgamento é um pré-requisito para quem deseja se tornar um membro do Colégio de Jurados da ABCZ. É o caso de Roberto Winkler, responsável técnico pelo ETR (Escritório Técnico Regional) Vitória (ES) que há doze anos trabalha na ABCZ.

Nos dias 18 e 19 de abril, Roberto viajou para a Colômbia para participar como treinador do Curso de Atualização de Jurados Colombianos na raça Guzerá. Participaram do evento cerca de quarenta pessoas. “Fui responsável pelas apresentações teóricas, focando em aulas sobre o exterior de zebuínos e seleção de características de corte e leite na raça Guzerá. Ao final dos dois dias fui informado que o curso cumpriu seu objetivo e que agradou muito aos participantes. Fiquei muito feliz pela oportunidade e por ter conseguido contribuir para a seleção da raça Guzerá na Colômbia”, comemora.

A edição 2017 do Curso de Noções em Morfologia e Julgamento de Zebuínos acontece no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Todos os participantes receberão certificado emitido pela ABCZ. As vagas são limitadas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site: http://www.abcz.org.br/Eventos/Evento/2615

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (34) 3319-3920 ou pelo e-mail abczsaj@abcz.org.br

Fonte: ABCZ

Deixe uma resposta