Fazu News

Saiba o que acontece na Fazu

Professor da Fazu orienta projetos de fazendas de produção de leite e carne

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias,

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 27 e 31 de janeiro, ainda durante as férias escolares na Fazu, nos estados de Minas e Goiás, em fazendas de produção de leite e carne.

Agropecuária Guaicá

Nos dias 29 e 30 de janeiro, o professor Adilson Aguiar e seu colega, o zootecnista Lucas Castro Silva, da Lancer Consultoria, trabalharam na Agropecuária Guaicá, localizada no município de Caçu, estado de Goiás. O professor Adilson acompanhou este projeto entre 1998 e 2004, com dois trabalhos de rotina anualmente. Depois, por mudanças estruturais internas o programa de consultoria foi interrompido e retomado em setembro de 2017, e desde então foi retomado com dois trabalhos de rotina por ano.

“A Agropecuária Guaicá possui quatro propriedades na região sudoeste do estado de Goiás, duas são de cria, e duas são de recria e engorda. As fazendas Guaicá e São Luiz desenvolvem a fase de cria, enquanto as Fazendas Alvorada e Santa Tereza desenvolvem as fases de recria e engorda. A Agropecuária possui uma área total de 3.500 hectares (ha) e destes 2.740 são úteis explorados totalmente com pastagens, nas quais atualmente pastejam 6.743 animais em uma taxa de lotação de 2.5 cabeças/ha correspondendo a 1,73 UA/ha”, comenta Aguiar.

Neste projeto, o professor Adilson orienta: a) a escolha de espécies forrageiras; b) os procedimentos para o plantio de pastagens; c) seu manejo em geral (manejo e controle de plantas infestantes e pragas, manejo do pastejo), mas principalmente como foco na correção e adubação do solo para a intensificação do sistema para as fases de recria/engorda; d) produção de silagem, etc. Além destas orientações o professor Adilson faz as viabilidades técnicas e econômicas das tecnologias para a decisão de sua adoção.

A meta para a safra 2020/2021 é alcançar um rebanho com 3.000 fêmeas em reprodução e um rebanho total de 8.200 cabeças na mesma área útil atual.

Grupo Soave

No dia 28 de janeiro o professor Adilson Aguiar e seu colega, o zootecnista Lucas Castro Silva, da Lancer Consultoria, trabalharam pela primeira vez em 2020 no projeto de produção de leite da Família Soave. O trabalho foi conduzido desta vez nas Fazendas Santa Vitória, localizada no município de Uberlândia, e na Fazenda Três Meninas, localizada no município de Monte Alegre de Minas.

O professor Adilson acompanha este projeto desde 2012 e é responsável pela orientação geral desde o seu início, mesmo antes da compra da propriedade. Neste projeto a raça selecionada para a produção de leite é a raça Jersey com a finalidade de produzir leite com altos teores de sólidos por vaca e por hectare. O sistema adotado é o de produção de leite em pastagens intensivas sem irrigar (para as fases de recria e vacas secas) e irrigadas por pivô central (para vacas em lactação e vacas secas) suplementando o rebanho apenas com suplementos concentrados.

Em 2019 os indicadores médios foram os seguintes: 7.322 e 7.174 litros de leite, produzidos e vendidos, respectivamente; 11,5 litros de leite produzidos/vaca/dia, vacas pesando em média 368 kg de peso corporal; produtividade de leite por funcionário de 2.179 litros de leite/dia. A produtividade da terra explorada com vacas em lactação em sistema de pastagem irrigada foi de 27.094 litros de leite/ha/ano e a produtividade média da terra considerando todas as categorias do rebanho e todos os sistemas de produção foi de 7.283 litros de leite/ha/ano.

No dia 28/01/2020 a produção diária estava em 7.304 litros de leite com produtividade média por vaca de 11.5 litros/dia, vacas pesando em média 368 kg e consumindo em média 5 kg/dia de concentrado. Apesar de ser um projeto relativamente recente, pois a primeira ordenha foi feita no dia 17/11/2015, quando a produção de leite diária foi de 676 litros. O crescimento neste indicador em 4 anos foi de 10,8 vezes ou 980%, considerando 2019.

O prof. Adilson e seus parceiros orientaram a compra das propriedades, a implantação das instalações, benfeitorias e edificações, a escolha do sistema de produção, a raça e as espécies forrageiras. Além da atividade leiteira os Soave investem nas atividades de produção de carnes de frango e suíno em sistema de integração, as quais estão também integradas com o sistema de produção de leite que usa o dejeto líquido de suínos e o esterco de aves.

Deixe uma resposta

situs togel toto macau terpercaya situs togel online toto macau terpercaya situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya situs togel online toto macau terpercaya bandar togel online terpercaya Situs togel Online Terpercaya Toto Macau situs togel online toto macau terpercaya togel macau toto macau Situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya situs togel online toto macau Situs togel online terpercaya TOTO MACAU situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya judi slot deposit pulsa togel Online Slot terpercaya bandar togel terpercaya Situs Judi Slot Online Terpercaya judi slot online deposit pulsa situs judi togel online situs togel online terpercaya bandar togel online terpercaya bandar togel terpercaya situs togel online terpercaya bandar togel terpercaya situs togel online agen slot online terpercaya Judi slot online terpercaya Situs togel terpercaya situs togel online terpercaya bandar togel singapore SGP terpercaya situs judi slot gacor terpercaya Situs togel online terpercaya situs togel online toto macau terpercaya bandar togel terpercaya situs judi slot gacor bandar togel online terpercaya situs togel macau terpercaya situs togel terpercaya Bandar togel Online terpercaya Bandar togel Online terpercaya