fbpx

Notícias

23º Porteira Adentro apresentará soluções sustentáveis para o campo

//
Comentário0
/
Em 2019, o evento terá uma programação especial para produtores rurais
 
Com mais de duas décadas de existência, o maior evento de extensão da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) chega em sua 23ª edição em um novo formato, estruturado para ser um dos maiores dias de campo de Uberaba e região. O Porteira Adentro será realizado no dia 07 de junho, das 08h às 17h30, no campus da Fazu, na Avenida do Tutuna, nº 720, Bairro Tutunas, em Uberaba (MG). O evento é gratuito e aberto a comunidade. Saiba mais em fazu.br/porteira.
 
O 23º Porteira Adentro receberá cerca de 100 projetos nas produção e nutrição vegetal, mecanização agrícola, fitossanidade, práticas de manejo e bem-estar animal, reprodução e melhoramento animal, gestão ambiental e métodos de controle alternativos, inovações na agricultura e instituições de apoio ao produtor rural.
 
O objetivo é sensibilizar e promover a criatividade dos alunos. O estreitamento entre o conhecimento técnico-científico e os negócios é uma realidade interessante no processo de ensino e aprendizagem desenvolvido nos cursos de graduação em Agronomia, Agronegócio, Sistemas de Informação, Secretariado Executivo e Zootecnia, oferecidos pela Fazu.
 
Em 2019, o Porteira Adentro tem como tema: “soluções sustentáveis para o campo”. A ideia é estreitar a relação entre o ensino e o produtor rural apresentando projetos dos alunos como forma de capacitação e aplicação nas propriedades rurais da região. “Com a realização desse evento incentivaremos o desenvolvimento de projetos apresentados pelos alunos, demostrando a aplicabilidade das metodologias para o produtor rural, transformando-as em futuras demandas para o mercado”, comenta o coordenador do setor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Luan Odorizzi.
 
Especial Produtor Rural
O 23º Porteira Adentro terá uma programação especial para os produtores rurais. Com o objetivo de fornecer soluções lucrativas para o produtor, a programação será aberta às 8h30, com uma abertura solene. Das 9h30 às 17h30, os visitantes poderão conhecer as estações com os trabalhos dos alunos e o projeto Celeiro.
 
Seguindo a programação, das 14h30 às 17h30, produtores rurais e outros interessados poderão conhecer uma estação especial, com instituições de fomento ao agronegócio, que terá uma programação diferenciada, com palestras e minicursos. Das 14h às 14h50, acontecerá a palestra “Preço de Venda no Agronegócio”, do Sebrae/MG. Das 15h às 15h50, será apresentado o “APPorteira”, do Sindicato Rural de Uberaba. Das 16h às 16h50, será ministrado o minicurso “Tecnologias Acessíveis ao Produtor Rural”, da Cartodrone/Fazu.
 
Celeiro
O Centro de Referência em Empreendedorismo e Inovação para o Agronegócio (Celeiro Fazu) será inaugurado oficialmente no 23º Porteira Adentro. O Celeiro é o 1º hub de inovação 100% voltado ao Agro de Minas Gerais. Localizado no campus da Fazu, o Celeiro é um espaço que reúne empresas nascentes de base tecnológica com alto potencial de crescimento – as startups –, além de médias e grandes empresas e potenciais investidores. Um espaço voltado para a geração de negócios.
 
“É um projeto da Fazu e de diversos parceiros, um local para conexões entre produtores rurais, as startups, empresas, indústrias, alunos, professores e pesquisadores. O hub irá fazer uma ponte entre as startups e especialistas e mentores de diferentes áreas, além de contribuir para simplificar a estruturação do negócio e favorecer a cultura empreendedora”, comenta uma das idealizadoras do Celeiro da Fazu, Raquel Resende.
 
Projetos
Serão cerca de 100 projetos apresentados no 23º Porteira Adentro. Na área de Produção Vegetal, os visitantes poderão conhecer sobre o uso da tecnologia vt pro3 na produção do milho; as variedades de soja com tolerância ao stress hídrico; as características e aplicações do girassol; a tecnologia power core ultra na produção de milho.
 
Já na área de Mecanização Agrícola, os interessados poderão saber mais sobre os diversos sistemas de plantio de cana-de-açúcar e maquinário; a mecanização agrícola na agricultura 4.0; o uso de tecnologia de aplicação na agricultura; projetos topográficos de alto desempenho; pivô central e inovações da irrigação sustentável.
 
A Nutrição Vegetal contará com projetos como o uso de algas na nutrição de plantas; a aplicação de ureia líquida complexada com aminoácido na cultura do milho; o uso do bioativador de solo penergetic em cultivo orgânico de beterraba, o uso e manejo do pó de rocha na agricultura.
 
Já na área de Fitossanidade, os alunos vão apresentar projetos como o de pragas e doenças no citrus; o controle de plantas daninhas com pré emergente na cultura da soja; o controle de pragas com plantas inseticidas; o ciclo do bicudo no algodoeiro; o controle biológico de Cotesia flavipes.
 
Na área de Práticas de Manejo e Bem-estar Animal, os visitantes poderão conhecer a aplicação do bem-estar animal na produção de gado leiteiro; a criação e manejo de potros de corrida; o bem-estar animal na cunicultura; os benefícios do manejo racional em bovinos de corte.
 
Na Nutrição Animal, os alunos terão projetos sobre os benefícios da silagem de colostro para a nutrição de recém-nascidos; a inclusão de fontes de nnp em dietas de ruminantes; as estratégias de aumento da resistência da vaca contra mamite; a suplementação em períodos de seca; a eficiência alimentar.
 
Já na área de Reprodução e Melhoramento, os visitantes poderão conhecer as perspectivas ambientais das biotecnologias reprodutivas em bovinos; o cruzamento industrial; a pecuária leiteira de precisão; a casa do zebu. A área de Tecnologia e Comercialização de Produtos Agropecuários trará informações sobre a utilização de aromatizantes na agregação de valor na fabricação de cachaça; o uso da fermentação de cerveja artesanal e aromatizada.
 
A área de Gestão Ambiental e Métodos de Controle Alternativos mostrará trabalhos sobre flores comestíveis; sistema integração lavoura, pecuária e floresta; plantas alimentícias não convencionais. A área de Inovações na Agricultura contará com projetos sobre a tecnologia na agricultura; inovações que dão resultado; Project Farm; Agragames; A área de Instituições de Apoio ao Produtor Rural abordará temas sobre o melhoramento genético da raça nelore; Emater, a extensão que da sustentabilidade ao produtor. O Porteira Adentro contará com a área Institucional, que terá informações com o Diretório Acadêmico da Agronomia; a Empresa Júnior Agronomia; o Diretório Acadêmico da Zootecnia; a Empresa Júnior Zootecnia; e os grupos de pesquisas da faculdade. Outros importantes projetos também serão apresentados no Porteira Adentro.

Fotos das edições anteriores do Porteira Adentro

Deixe uma resposta