fbpx

Notícias

11º Dia de Campo do Grupo Terra Grande recebe palestra de professor da Fazu

//
Comentário0
/
Categorias,

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 27 e 29 de julho, no estado do Tocantins, no município de Paraíso do Tocantins, para participar como palestrante do 11º Dia de Campo do Grupo Terra Grande. O encontro foi realizado no dia 28 de julho, de 8h às 15h, no Tatersal de Leilões José São José.

Segundo o professor Adilson, o público foi composto principalmente por pecuaristas, mas também por técnicos que atuam como consultores e que trabalham em industrias e distribuidores de insumos agropecuários na região, foi recebido com um café da manhã, das 8 às 9 h.

O encontro foi aberto pelo sócio/proprietário do Grupo Terra Grande, o médico veterinário Doutor André Curado. Em seguida, o professor Adilson Aguiar apresentou resultados de mais de uma centena de diagnósticos feitos por ele em fazendas de pecuária de corte desde 2002 e os principais desafios e dúvidas dos pecuaristas.

Antes do almoço o Médico Veterinário Milton Santana, que presta consultoria para o Grupo Terra Grande, junto com o Dr André Curado, apresentaram mais de 100 touros que serão ofertados em um leilão no dia 06 de agosto de um total de 450 touros que serão ofertados. Depois houve um intervalo de 1h para o almoço e depois o professor Adilson Aguiar retomou até as 15h com a participação do público participante com perguntas gerais sobre a pecuária.

Este foi o terceiro evento em 2017 do Grupo Terra Grande que o professor Adilson participou como palestrante: 7 a 9 de abril foi em Santarém, Pará, e 02 a 04 de junho foi em Xinguara, também no Pará.

O professor Adilson Aguiar começou a prestar consultoria técnica para o Grupo Terra Grande em 2013 na área de manejo da pastagem, contribuindo na orientação dos programas de recuperação e renovação de pastagens, controle de plantas invasoras e de insetos pragas de pastagens, intensificação da produção da pastagem através da correção, adubação e irrigação do solo, manejo do pastejo. Ainda tem contribuído na orientação do programa de suplementação do rebanho. Na Agropecuária Terra Grande estão sendo conduzidos vários experimentos para avaliar métodos de controle de plantas invasoras gramíneas em pastagens e o prof. Adilson Aguiar está fazendo parte da equipe que está orientando a metodologia de pesquisa e avaliando os resultados.

“O Grupo Terra Grande é um grupo familiar que além de investir na pecuária de corte tem outras empresas. Na pecuária seleciona a raça Nelore Padrão desde 1970, já são 47 anos de seleção, com um dos maiores rebanhos de vacas puras de origem (PO) da raça, atualmente com mais de 5.000 fêmeas em idade reprodutiva e um rebanho total de mais de 12.000 animais, com vários touros em centrais de inseminação artificial”, conta Adilson Aguiar.

A Agropecuária Terra Grande é a maior vendedora de touros das regiões Norte e Nordeste e a terceira maior do Brasil, com 1.200 touros comercializados em 2016. O rebanho da Terra Grande é selecionado pelas bases do PMGZ da ABCZ. O Grupo Terra Grande tem sua fazenda no Estado do Tocantins, a Fazenda Terra Grande, localizada no município de Bernardo Sayão, noroeste daquele estado.

Deixe uma resposta