Programa de Estágio Fazu

O Estágio na Fazu é o período de exercício pré-profissional em que o estudante de graduação permanece em contato direto com o ambiente de trabalho, desenvolvendo atitudes fundamentais, profissionalizantes ou comunitárias, programadas ou projetadas, com duração e supervisão constantes.

São definidas as seguintes modalidades de estágio na Fazu: Estágio Supervisionado (obrigatório) e Estágio Extracurricular.

Estágio Supervisionado

Estágio Extracurricular

O Estágio Supervisionado consiste em uma estratégia de profissionalização que complementa o processo ensino-aprendizagem. No período do estágio, o aluno será preparado para ingressar no mercado de trabalho, por meio do desenvolvimento de ações inter-relacionáveis que compõem a formação acadêmica e a atividade prática-profissional.

O aluno dos cursos de Agronomia e Zootecnia poderão solicitar o estágio supervisionado a partir do 6° período e deverão cumprir a carga horária mínima de 180h até a conclusão do curso. O aluno deverá procurar a Secretaria Geral e iniciar o processo de solicitação do estágio:

1) O aluno deverá preencher a Ficha de Inscrição de Estágio Supervisionado, que está disponível aqui e também pode ser retirado na Secretaria Geral.
2) O aluno poderá optar por cumprir toda a carga horária (180h) ou distribuí-las ao longo do semestre.
3) Encontra-se disponível na Secretaria Geral a relação de empresas cadastradas no programa de Estágios da Fazu.
4) O aluno deverá escolher uma empresa para a realização do estágio.
Caso a mesma não esteja cadastrada junto à Fazu, o aluno deverá retirar o formulário próprio na Secretaria Geral ou clicar aqui e fazer o download da Ficha para Cadastro de Empresa.
Este formulário deverá ser preenchido e devidamente assinado.
5) O aluno deverá respeitar os prazos estabelecidos pela Secretaria Geral para reuniões semestrais, bem como para o início do Estágio Supervisionado e entrega do Relatório Final.

As atividades de estágio serão obrigatoriamente acompanhadas e avaliadas pelo orientador de estágio e pelo supervisor da empresa concessionária do campo de estágio.
O aluno que realizar estágio supervisionado deverá apresentar um Relatório de Estágio elaborado segundo as normas específicas.
O Relatório deverá ser entregue de acordo com a regra institucional, no final da carga horária referente ao estágio.
Neste Relatório, o aluno deverá descrever todas as atividades realizadas durante o estágio.
Após a sua entrega, o professor orientador fará as devidas correções e atribuirá a nota final.

Clique aqui para fazer o download do modelo do Relatório de Estágio Supervisionado.

Ao optar por realizar o Estágio Extracurricular, o aluno buscará o seu aperfeiçoamento profissional, uma vez que esta atividade proporciona ao aluno uma base mais concreta às matérias vistas em sala de aula e até mesmo preparando-o para o mercado de trabalho.

É importante ressaltar que as horas de estágio extracurricular não serão contabilizadas para o estágio exigido pela Fazu (Estágio Supervisionado), porém o aluno poderá aproveitá-las como atividades complementares.

Os alunos interessados poderão realizar estágios extracurriculares a partir do 1° período e será de sua total responsabilidade firmar o acordo com a empresa, bem como os demais procedimentos necessários (seguro de vida, remuneração, etc).

Caso necessário, os alunos poderão consultar as empresas parceiras da Fazu para eventuais vagas de estágio extracurricular, em pasta localizada na Secretaria Geral.