Notícias

Professor da Fazu ministra palestra no 2º Encontro Técnico do Grupo Terra Grande e visita fazenda no Pará

//
Comentário0
/

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 31 de maio e 04 de junho no Pará, no município de Xinguara, região Sul do estado, para visitar um projeto de pecuária de corte e para participar como palestrante do 2º Encontro Técnico do Grupo Terra Grande de 2017.

2º Encontro Técnico do Grupo Terra Grande

O encontro foi realizado no dia 03 de junho de 8h às 17h no recinto de leilões, HD Leilões. O público, composto principalmente por pecuaristas, mas também por técnicos que atuam como consultores e que trabalham em indústrias e distribuidores de insumos agropecuários na região, foi recebido com um café da manhã, de 7h às 9h. O encontro foi aberto pelo sócio/proprietário do Grupo Terra Grande, o médico veterinário Dr. André Curado.

Em seguida, o professor Adilson Aguiar apresentou resultados de mais de uma centena de diagnósticos feitos por ele em fazendas de pecuária de corte desde 2002 e os principais desafios e dúvidas dos pecuaristas. Antes do almoço, o zootecnista Antônio, da Agropecuária Terra Grande, junho com o Dr. André Curado, apresentaram 91 touros que foram ofertados em um leilão no dia 11 de junho de um total de 450 touros que foram ofertados. Depois houve um intervalo de 1h para o almoço e, em seguida, o professor Adilson Aguiar retomou até as 17h com a participação dos públicos participantes com perguntas gerais sobre a pecuária.

Neste encontro o professor Adilson Aguiar teve a grata satisfação de reencontrar dois alunos que irão defender suas monografias no 08 de julho para qualificação em nível de especialização em Manejo da Pastagem, na conclusão da 10ª turma do curso de pós-graduação “Latu Sensu”, em Manejo da Pastagem semipresencial o qual ainda é coordenado pelo professor Adilson, os alunos Cristiano e Joaquim que trabalham na região Sul do Pará. Ainda este ano o professor Adilson Aguiar participará de mais um encontro técnico do Grupo Terra Grande no dia 27 de julho em Paraíso do Tocantins, no estado do Tocantins.

O prof. Adilson Aguiar começou a prestar consultoria técnica para o Grupo Terra Grande em 2013 na área de manejo da pastagem, contribuindo na orientação dos programas de recuperação e renovação de pastagens, controle de plantas invasoras e de insetos pragas de pastagens, intensificação da produção da pastagem através da correção, adubação e irrigação do solo, manejo do pastejo. Ainda tem contribuído na orientação do programa de suplementação do rebanho.  Na Agropecuária Terra Grande estão sendo conduzidos vários experimentos para avaliar métodos de controle de plantas invasoras gramíneas em pastagens e o prof. Adilson Aguiar está fazendo parte da equipe que está orientando a metodologia de pesquisa e avaliando os resultados.

O Grupo Terra Grande é um grupo familiar que além de investir na pecuária de corte tem outras empresas. “Na pecuária seleciona a raça Nelore Padrão desde 1970, já são 47 anos de seleção, com um dos maiores rebanhos de vacas Puras de Origem (PO) da raça, atualmente com mais de 4.000 fêmeas em idade reprodutiva e um rebanho total de mais de 10.000 animais, com vários touros em centrais de inseminação artificial. A Agropecuária Terra Grande é a maior vendedora de touros das regiões Norte e Nordeste com 1.200 touros comercializados em 2016. O rebanho da Terra Grande é selecionado pelas bases do PMGZ da ABCZ. O Grupo Terra Grande tem sua fazenda no Estado do Tocantins, a Fazenda Terra Grande, localizada no município de Bernardo Sayão, noroeste daquele estado”, comenta Aguiar.

Fazenda Itaporanga

O professor Adilson Aguiar realizou entre os dias 31 de maio e 02 de junho, uma primeira visita na Fazenda Itaporanga, que fica no município de Xinguara, região Sul do Pará. A fazenda é propriedade de Adriano Carvalho, técnico agrícola de profissão, que além de pecuarista é também proprietário e diretor comercial da Centrovet, uma distribuidora de produtos veterinários que tem sede em Goiânia, Goiás. Além desta propriedade do Pará ele também tem fazendas no Estado de Goiás, fazendas que o professor Adilson visitará pela primeira vez na primeira semana de julho.

A Fazenda Itaporanga é gerenciada pelo médico veterinário José Mário e sua esposa Denisy, administradora de empresas, que faz os controles dos indicadores técnicos do projeto. “A área total da propriedade mede 5.217 ha, dos quais 3.800 são uteis, e destes 2.960 são efetivamente empastados, nos quais nos últimos dois anos suportaram 3.500 cabeças de bovinos, com taxa de lotação média de 0.8 UA/ha com desempenho individual médio de 5.31 @ e produtividade por área de 4.8 @/ha/ano. A atividade econômica desenvolvida nesta fazenda é a recria e engorda de bovinos machos”, explica o professor Adilson.

A primeira visita teve como objetivo o inventário de recursos, com base no qual o professor Adilson emitiu um diagnóstico da situação atual e da potencial do projeto. O principal foco da consultoria do professor neste projeto será o de recuperar e renovar pastagens degradadas, modular a área de pastagem para a adoção de pastoreios de lotação alternada e rotacionada e controle de plantas invasoras e das cigarrinhas-da-pastagem que têm causado sérios prejuízos nesta propriedade e em toda a região. O ponto forte neste projeto são os controles dos indicadores técnicos e econômicos feitas pelo proprietário que dá um foco especial nesta gestão, situação que deu todas as condições do prof. Adilson inventariar os recursos do projeto e emitir um diagnóstico completo.

Deixe uma resposta