Laboratórios

Conheça um pouco mais de nossos Laboratórios, infraestruturas disponibilizadas pela Fazu para o melhor aprendizado de seus alunos, verdadeiras oficinas teóricas e acadêmicas.

Laboratório de Anatomia
– Área física: 132m²
– Finalidade: Permitir a dissecação e identificação visual de estruturas anatômicas que compõem o corpo de animais domésticos.

Laboratório de Anatomia Patológica
– Área física: 178m²
– Finalidade: Dar suporte às aulas práticas aos alunos do curso de Medicina Veterinária e identificar problemas patológicos junto às estruturas anatômicas dos animais.

Laboratório de Apicultura
– Área física: 50m²
– Finalidade: Permitir a demonstração das práticas envolvidas no processamento e beneficiamento do mel e demais subprodutos apícolas.

Laboratório de Microscopia
– Área física: 67,5m²
– Finalidade: Permitir a identificação de microestruturas componentes de sistemas orgânicos e inorgânicos auxiliando principalmente as disciplinas de Citologia, Histologia, Parasitologia e Botânica dos cursos dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Engenharia de Alimentos.

Laboratório de Taxonomia e Fisiologia Vegetal
– Área física: 80m²
– Finalidade: Dar suporte às aulas práticas dos alunos, auxiliando a aprendizagem acerca da sistemática das plantas.

Laboratório de Parasitologia, Entomologia e Zoologia
– Área física: 56m²
– Finalidade: Dar suporte às aulas práticas dos alunos, auxiliando a aprendizagem acerca de pequenos e representativos animais de nossa fauna.

Laboratório de Mecânica e Mecanização Agrícola
– Área física: 90m²
– Finalidade: Permitir o desenvolvimento de práticas voltadas ao reconhecimento e ajuste de peças e máquinas envolvidos diretamente nas atividades de plantio, aplicação de produtos químicos, colheita e outros aspectos associados à produção agrícola.

Laboratório de Microbiologia
– Área física: 56m²
– Finalidade: Identificar micro-organismos, fungos, bactérias e vírus e suas relações com as plantas, animais e alimentos, aos quais normalmente encontram-se associados.

Laboratório de Análise de Alimentos
– Área física: 52m²
– Finalidade: Proporcionar aos alunos a oportunidade de analisar os constituintes dos alimentos que são utilizados no metabolismo do ser humano.

Laboratório de Biotecnologia e Química de Alimentos
– Área física: 56m²
– Finalidade: Estudar as modificações em substâncias químicas contidas nos alimentos por ação de micro-organismos e de enzimas, e as interações entre os constituintes dos alimentos com geração de novas substâncias.

Laboratório de Química e Bioquímica
– Área física: 86m²
– Finalidade: Estudar as propriedades e sínteses das substâncias químicas, orgânicas, inorgânicas e a estrutura das moléculas que compõem os seres vivos.

Laboratório de Solos
– Área física: 142m²
– Finalidade: Analisar amostras de solos, possibilitando a identificação e caracterização das diferentes composições físico-químicas e orgânicas que influenciam a física e a fertilidade dos mesmos.

Laboratório de Tecnologias Aplicadas
– Área física: 252m²
– Finalidade: Oferecer aos alunos fundamentação dos conhecimentos teóricos adquiridos, para os principais aspectos nos processos relacionados a medição de vazão, avaliação de pressões, linhas piezométricas e transportes de água em condutos forçados, fenômenos de transporte, eletrificação rural, construção rural e conforto animal.

Laboratório de Nutrição Animal
– Área física: 148m²
– Finalidade: Dar suporte às aulas práticas dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária.

Laboratório de Física e Mecânica
– Área física: 41,5m²
– Finalidade: Proporcionar aulas experimentais relativas aos conteúdos de física.

Laboratório de Operações Unitárias
– Área física: 41,5m²
– Finalidade: Dar suporte às aulas práticas de Operações Unitárias relacionadas com transferência de quantidade de movimento, calor e massa.

Laboratório de Fenômenos de Transferência e Ciência de Materiais
– Área física: 41,5m²
– Finalidade: Dar suporte às aulas práticas de Fenômenos de Transporte (transferência de calor, massa e quantidade de movimento); Física; Mecânica e Resistência dos Materiais.

Laboratório de Análise Sensorial
– Área física: 41,5m²
– Finalidade: Realizar análises sensoriais de alimentos.

Unidades Industriais de Processamento de Carnes, Leite e Vegetais
– Área física: 150m² cada
– Finalidade: Realizar processamento de carne, com capacidade para até 5 t/dia, de carne bovina, suína, caprina, ovina e aves manufaturando os mais variados produtos derivados da carne como: embutidos, defumados, curados e desidratados; realizar processamento de leite, com capacidade para até 1000 L/dia, manufaturando os mais variados produtos lácteos e realizar processamento de vegetais: legumes, hortaliças, tubérculos, grãos e frutas, com capacidade para processar até 5 t/dia, dependendo do tipo da matéria-prima.

Estação Agrometeorológica Vantage Pro 2
– Área física: A campo
– Finalidade: Medir pressão barométrica, temperatura, umidade, ponto de orvalho, velocidade e direção de vento.

Laboratórios de Informática
– Área física: 270m²
– Finalidade: Atender aos alunos de graduação e pós-graduação da Fazu que buscam, através da pesquisa, o aprimoramento de seu conhecimento vislumbrado numa perspectiva globalizada e transdisciplinar.

Laboratório de Hardware
– Área física: 45m²
– Finalidade: Permitir montagem de equipamentos através da identificação das diversas partes que compõem a arquitetura de um micro computador.

Laboratório de Eletrificação Rural
– Área física: A campo
– Finalidade: Permitir o desenvolvimento de práticas voltadas ao reconhecimento e montagem de redes de distribuição rural (monofásicas e bifásicas).

Oficina Acadêmica
– Área física: 252m²
– Finalidade: Confeccionar e desenvolver equipamentos para dar suporte às aulas práticas dos cursos de Ciências Agrárias.